CONVERSA POLÍTICA
PSOL adia definição sobre candidatura de Celso Batista para convenção
Lideranças do Psol se reuniram em plenária na noite desta quinta-feira (26).
Publicado em 26/07/2024 às 6:55 | Atualizado em 26/07/2024 às 7:20
O PSOL realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma plenária com filiados para debater a manutenção da pré-candidatura de Celso Batista ou se o partido vai apoiar o pré-candidato do PT, Luciano Cartaxo, na disputa em João Pessoa.
O encontro aconteceu após decisão da desembargadora Maria das Graças Moraes, do Tribunal de Justiça, referendando decisão do juiz Ricardo da Silva Brito, da 10ª Vara Cível de João Pessoa, que proibiu a cúpula municipal da legenda de deliberar sobre a retirada da pré-candidatura de Celso Batista, sem ouvir os filiados em plenária.
Ao Conversa Política, a presidente municipal do PSOL, Áurea Augusta, disse que houve avanços no diálogo, mas a definição sobre a majoritária deve ficar para a convenção, agendada para este sábado (27).
"Uma plenária bastante representativa, cheia, onde a gente pode aprofundar o debate político, onde os filiados e as filiadas que se fizeram o presente puderam se colocar, trazer suas posições e a gente assim, quando diretório, acumular nesse debate. Então a gente avança para o processo da convenção eleitoral, uma etapa bastante importante de todo esse processo, onde então na convenção a gente vai decidir se teremos candidatura própria ou faremos coligação", afirmou.
Apesar da declaração, o desfecho do encontro manteve os dois lados da 'batalha' divididos.
Ala pró-candidatura de Celso Batista
Celso Batista disse ao Conversa Política que confia na manutenção da sua pré candidatura porque a maioria dos filiados é favorita a ela.
Mesmo posicionamento de Adjany Simplício, uma das autoras da ação que conseguiu na justiça impedir que o caso fosse definido pela cúpula de dirigentes, sem ouvir os demais filiados.
Ala pró-Cartaxo
Já Tarcio Teixeira, que é favorável a uma composição com Cartaxo, está confiante na unidade da esquerda em torno da candidatura do PT, que será convencionada no domingo (28).
"Estou animado com o que fizemos até aqui. Quero ser lembrado como um ativista da Unidade, como quem contribuiu para juntar PSOL e PT e para derrotar Cicero e Queiroga, para isso o time de Lula precisa está completo em João Pessoa", comentou Tarcio.
Quem também revelou ao Conversa Política estar animado foi Luciano Cartaxo, que esperar contar com o Psol no arco de aliança. A ala do PT que apoia sua pré candidatura está isolada até mesmo na federação local, já integrantes do PCdoB e PV na capital apoiam a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).
Comentários