CONVERSA POLÍTICA
Quatro disputam eleição à presidência do PT da Paraíba neste domingo (6)
Petista eleito vai comandar a legenda durante o processo de formação de alianças para Eleições 2026.
Publicado em 06/07/2025 às 7:56

Os filiados ao PT da Paraíba vão às urnas neste domingo (6) para participar da eleição direta para escolha dos novos diretórios da legenda no âmbito nacional, estadual e municipal.
A eleição acontece das 9h às 17h e, segundo o PT, na Paraíba são mais de 60 mil filiados poderão participar do processo.
Para o diretório estadual, quatro nomes estão na disputa: Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho.
O escolhido vai comandar a legenda durante o processo de formação de alianças para Eleições 2026. Um dos desafios é administrar o racha insistente entre um grupo que defende a manutenção da aliança com o grupo do governo João Azevêdo (PSB) e outro que prega autonomia para lançar candidatura próprio ao governo e Senado.
Simpático à aliança com João, o atual presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, defende que o partido esteja unificado para derrotar a 'extrema direita' em 2026. “Será a eleição mais difícil da nossa vida porque nós vamos enfrentar, além de um fascismo, o neofascismo, liderado pelo bolsonarismo aqui no Brasil, vamos enfrentar uma direita conservadora, liderada pelo governador de São Paulo”, disse.
Do outro lado enfrentará resistência da ala ligada ao ex-governador Ricardo Coutinho, que rompeu politicamente com o governador em 2019.
Eleições nos municípios
Além da eleição estadual, haverá processo em 107 diretórios municipais e em 13 comissões provisórias pela Paraíba. Ao todo, 144 chapas municipais estão registradas.
Em João Pessoa, dois nomes concorrem à presidência municipal: Nino Vilar e Feitosa. A votação ocorrerá no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde 13.420 filiados estão aptos a participar.
Em Campina Grande, a disputa tem três candidatos: Alan Gomes, Mauro Plácido Ribeiro e Pedro Netho. O local de votação será o Centro Artístico e Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e 5.105 filiados estão aptos para participar da votação.
Comentários