CONVERSA POLÍTICA
Quem é o juiz que "detonou" terraplanistas e obscurantistas em decisão contra a prefeitura de Campina Grande?
Publicado em 14/03/2021 às 14:20 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA
Não houve surpresa na decisão do juiz plantonista de Campina Grande Alex Muniz Barreto, que determinou, neste sábado (13), que a prefeitura da cidade siga as regras do decreto estadual. A Justiça tem, na maioria do casos, mantido as medidas mais restritivas, alegando que o direito à vida se sobrepõe a qualquer outro. A prefeitura de CG recorreu da decisão.
Mas o que chamou atenção mesmo, o que deixou muita gente boquiaberta, foi a argumentação assertiva, dura e direta do magistrado. Ele não poupou críticas. Foi uma espécie de desabafo jurídico. Em uma das frases emblemáticas disse: essa é uma "situação de pré-colapso que somente pode ser ignorada por terraplanistas e obscurantistas da pior espécie".
Alex Muniz elencou o que considerou "maus exemplos" na pandemia do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). Especificamente na comemoração da campanha e na recepção a Bolsonaro. Criticou a gestão do governo federal na pandemia e afirmou que as medidas de restrição do governo da Paraíba são insuficientes e débeis. Não sobrou para ninguém.
Nas redes sociais, o tom da decisão foi muito comentado. Aí, surgiu a pergunta: Quem é o juiz que "detonou" terraplanistas e obscurantistas em decisão contra a prefeitura de Campina Grande?
Alex Muniz Barreto é Mestre em Ciência Política, Especialista em Direito Constitucional Formado em Direito e Filosofia,
professor e autor de livros de Direito Administrativo e também Constitucional.
As redes sociais estão ativas. No Instagram, não esconde alguns posicionamentos. Eles revelam um pouco o motivo da defesa ferrenha das medidas restritivas de isolamento e distanciamento.
O juiz é defensor da ciência, do conhecimento científico, do Iluminismo, corrente de pensamento do século XVIII que defende o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Em várias postagens, esse pensamento fica marcado. Então, quando as decisões caíram na mão do magistrado, a lei será cumprida a partir dessa perspectiva, não tenha dúvida.
Em publicação em março de 2020, no início da pandemia, ele registrou:
"Acredite na Ciência: ela, sim, funciona. Mesmo com toda a ignorância e desinformação que se espalha por aí, além da falta de investimentos na pesquisa científica, esta é a melhor arma da humanidade contra os problemas reais que enfrentamos. Para todos nós, o momento é de EMPATIA E COOPERAÇÃO. #science #scienceitworks #research #ciencia #pesquisa #sciences #virus
Abaixo algumas das publicações no perfil @professoralexmuniz, no Instagram. Nelas, o juiz faz crítica ao negacionismo, à condução do governo federal da pandemia no Brasil, e uso da religião como balizadora de decisões na sociedade. E faz uma defesa forte dos dados, da filosofia, da racionalidade.
Comentários