CONVERSA POLÍTICA
Ipec registra pesquisa de intenção de voto para governo da Paraíba e Senado que será divulgada no sábado
Os paraibanos vão falar sobre suas intenções de voto em relação aos oito candidatos ao governo do estado, aos oito do Senado e avaliação do governo atual. A pesquisa também trará os cenários de disputa em um eventual segundo turno.
Publicado em 26/09/2022 às 10:53 | Atualizado em 26/09/2022 às 11:06
O Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA (Ipec) registrou a 3º pesquisa de intenção de votos para o governo da Paraíba e para o Senado, nesse segundo turno. A sondagem foi contratada pela Tv Cabo Branco.
A expectativa é que a divulgação dos resultados aconteça no próximo dia 01 de outubro, na véspera da eleição, na TVCB e nos outros veículos da Rede Paraíba de Comunicação, como TV Paraíba, Jornal da Paraíba, CBN e g1 Paraíba.
Como aconteceu na primeira pesquisa, os dados vão mostrar a taxa de rejeição dos candidatos e seus desempenhos por sexo, faixa etária e escolaridade. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.
Dados para o governo
A 2ª pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostra o candidato à reeleição, João Azevêdo, liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 35 % de intenção de voto. Um aumento de 3 pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 29 de agosto.
Em seguida, vem Pedro Cunha Lima, que passou de 16% para 20% das menções; Veneziano, com intenções de voto que saíram de 14% para 15%, no levantamento atual; e Nilvan Ferreira, que vai de 15% para 14% das menções.
De acordo com o Ipec, eles continuam empatados tecnicamente, de acordo com a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU) oscilam, são citados, mas não atingem 1% das intenções de voto, cada.
Aqueles que declaram que têm intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% (eram 12%) e outros 6% estão indecisos (eram 8%).
Metodologia
De acordo com informações registradas no TRE, a representação do eleitorado da pesquisa é construída em três estágios:
1. sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção;
2. sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção;
3. No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes, segundo o Ipec, são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: “GENERO: Masculino (47%), Feminino (53%); IDADE: 16-24 (masculino) 19% (feminino) 17%; 25-34 (masculino) 21% (feminino) 20%; 35-44 (masculino) 20% (feminino) 20%; 45-59 (masculino) 26% (feminino) 25%; 60 e+ (masculino) 14% (feminino) 17%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 84% (feminino) 78%; Ensino Superior (masculino) 16% (feminino) 22%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 57% (feminino) 37%; Não Economicamente ativo (masculino) 43% (feminino) 63%”.
Dados da 2º pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.
Comentários