CONVERSA POLÍTICA
Saiba quais os trabalhadores da educação vão tomar vacina contra Covid-19 em João Pessoa
Publicado em 13/05/2021 às 10:58 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:12
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
O prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena (PP), anunciou ontem (12) que a vacinação contra Covid-19 dos trabalhadores da educação terá início no próximo domingo (16) . A imunização vai começar com os profissionais da Educação Infantil. Mas, de acordo com o gestor, caso tenha vacina suficiente, cerca de 20 mil doses, também serão imunizados os pessoenses que trabalham no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Com a quantidade de doses disponível, a prefeitura apresentará uma sequência, com informações sobre data e local da vacinação. O que ainda não foi feito.
Com a boa notícia, muita gente ficou em dúvida sobre quem poderá receber, nos próximos dias, o tão esperado imunizante, nesta rodada de vacinação de trabalhadores da educação.
O Conversa Política teve acesso a lista de profissionais que poderão ter acesso à vacina. São pessoas que têm atividades laborais dentro de escolas, colégios, universidades e faculdades e terão que comprovar a atividade nas unidades. Documentos como carteira de trabalho, contracheque e comprovante de residência terão que ser apresentados. A prefeitura, no entanto, estuda a necessidade de pedir outras comprovações, segundo secretário Fábio Rocha. Na lista, estão as seguintes funções:
- Auxiliares de serviços gerais das escolas
- Vigias
- Merendeiras
- Supervisores
- Auxiliares
- Técnicos ou técnicas de laboratório
- Bibliotecários
- Psicólogo escolar
- Porteiro
- Assistente social
- Secretário escolar
- Inspetor de aluno
- Professores
- Diretores
- Gestores
- Pedagogo
- Informática
- Lactaristas
- Berçaristas
- Cuidadores
- Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Monitores escolares
Outras funções
Vale lembrar que essas são algumas das funções. Outras atividades, de natureza escolar, podem ser incluídas.
Ontem, em entrevista ao JPB2, da TV Cabo Branco, o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou que, caso haja necessidade, pode estratificar por faixa etária para evitar aglomeração. "Mas, pelo número previsto de profissionais, de trabalhadores, nós acreditamos, como está descrito no PNI (Plano Nacional de Imunização), temos que vacinar, vamos dizer, em torno de 20 mil pessoas. Fábio Rocha lembrou que outras 8 ou 10 mil pessoas da área já se vacinaram porque se enquadraram em outras faixas prioritárias.
Comentários