CONVERSA POLÍTICA
Sousa e outras sete cidades do Sertão da Paraíba decretam 'lockdown' para conter pandemia
Publicado em 01/06/2021 às 11:24 | Atualizado em 22/06/2023 às 14:06
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
A situação crítica no Sertão paraibano levou os municípios de Sousa e outros sete da região a decretarem 'lockdown' nos próximos dias, para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. Na última avaliação, dentro do Plano Novo Normal Paraíba, Uiraúna foi classificada na bandeira vermelha, as demais cidades, listadas abaixo, estão na bandeira laranja. Os dois casos exigem mobilidade mais restrita.
Em Sousa, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, decidiu fechar todas as atividades comerciais, inclusive as ditas como essenciais, a partir da próxima quinta-feira (3) até o domingo (6). No período, elas poderão funcionar apenas com entrega via delivery, das 5h às 21h. Está autorizado o funcionamento de postos de combustíveis, para abastecimento, e farmácias.
No mesmo período, Sousa também adotará 'toque de recolher', das 22h às 5h, e estará proibida a realização de missas, cultos e outras atividades religiosas. As feiras livres, que funcionam no bairro da Estação e na Rua Emílio Pires, durante a vigência do decreto, estão suspensas.
A única atividade liberada é realização dos jogos do Campeonato Paraibano, seguindo todas as normas regulamentadas pela Federação Paraibana de Futebol, com todos os jogadores e corpo técnico testados, sendo proibida a entrada de torcidas e do público em geral.
Lei seca
Além de Sousa, também estarão sob regime de 'lockdown' as cidades sertanejas de Uiraúna, Bernardino Batista, Poço Dantas, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Santa Helena e Poço de José de Moura. O diferencial do decreto do Consórcio Intermunicipal são as medidas para assegurar a 'lei seca'.
Nestas cidades também será adotado o toque de recolher, mas das 22h às 6h.
O decreto proíbe a venda de bebida alcoólica, por qualquer estabelecimento, a partir das 23h59 desta terça-feira (1º) até o domingo. Vai mais além porque exige que os produtos alcoólicos sejam retirados das prateleiras dos estabelecimentos. Lanchonetes, restaurantes, pizzarias, espetinhos e congêneres só poderão funcionar por delivery até às 22h.
>> Confira o novo decreto de Sousa
Comentários