CONVERSA POLÍTICA
Na Paraíba, Tarciana Medeiros diz que BB vai abrir linha de crédito especial para mulheres
Primeira mulher na presidência do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros concedeu entrevista exclusiva à TV Cabo Branco nesta terça-feira (7), véspera do Dia da Mulher.
Publicado em 07/03/2023 às 7:56
A paraibana Tarciana Medeiros, nomeada por Lula como a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil, pretende utilizar sua experiência de vida e espaço de poder conquistado para apoiar as micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, durante a sua gestão. Em entrevista exclusiva à TV Cabo Branco, exibida nesta terça-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, ela destacou que amanhã serão lançadas projetos voltados exclusivamente às trabalhadoras.
Venho de uma origem muito humilde, mas tenho plena consciência da posição que ocupo, e sei da importância dessa posição, que traz muito significado, só que não pode ficar só na questão simbólica da nomeação, então a gente tem buscado ações concretas no dia a dia" afirmou.
A paraibana participou na segunda-feira (6) de atividades no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Na quarta-feira (8), estará com o presidente Lula para o lançamento de uma série de ações na área da agricultura familiar e para mulheres empreendedoras.
"Vamos trazer um olhar mais focado, um olhar mais específico para as micro e pequenas empresas. 22 mil das mais de 50 mil empresas são liderada por mulheres. Pretendemos não só tratar de crédito, mas da inclusão financeira, que passa também pela educação financeira. Temos diversos projetos que serão colocados em pauta para o cliente entender como ele gasta, como gasta, como investe e em que momento ele precisa investir tudo isso em várias etapas", explicou.
Empoderamento feminino
Natural de Campina Grande, Tarciana Medeiros vem de origem humilde. Foi feirante, professora e, com muito esforço, conseguiu estudar e passar no concurso do Banco do Brasil. Na entrevista, a nova presidente do BB falou dos desafios de conduzir uma instituição que em quase 215 anos de história nunca foi comandada por uma mulher. Afirma que ao chegar não se deu conta da importância e simbolismo disso, mas que tem buscado a paridade.
Eu entrei no banco no ano 2000 na Bahia, eu na tinha noção da importância de ser a primeira mulher, mas eu te digo que rapidinho eu já entendi e hoje eu tenho a missão de mostrar para outras mulheres que nós podemos ser o que nós quisermos", afirmou a paraibana.
Tarciana Medeiros nomeou três mulheres no conselho do BB: Ana Cristina Garcia, vice-presidente Corporativo; Carla Nesi, vice-presidente de Negócios de Varejo; e Marisa Reghini, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia.
Política e negócios
No bate-papo, Tarciana Medeiros falou também sobre os planos para a gestão do banco, em busca de equilibrar as necessidades dos clientes, dos acionistas e, claro, dos projetos do governo federal.
Segundo ela, as as necessidades dos clientes se transformaram, o cliente busca atendimento de diversas maneiras. Essas mudanças passam por análise de abertura de agências físicas e ampliação do acesso ao atendimento virtual. "Nós precisamos estar preparados para entregar um Banco do Brasil para cada cliente. Essa é quase uma obsessão pra mim. Eu quero que cada pessoa que chegue ao BB se sinta único e aí nós precisamos estar onde o cliente precisar de nós", explicou.
Apesar da crise por que passa o país, Tarciana Medeiros tem uma visão otimismo sobre a economia nos próximos anos. "2023 para nós já é um ano de virada. Estamos em um momento em que diversas empresas estão sendo abertas e temos percebido os empreendedores em buscar de expandir seus negócios. Nós precisamos estar preparados para o que o cliente precisa, mas é um momento muito otimista", comentou.
Quem é Tarciana Medeiros
Tarciana Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; em Liderança, Inovação e Gestão; MBA em BI e Analytics em curso, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.
Nascida em Campina Grande (PB), iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 2000, tomando posse na agência Posto da Mata (BA). Assumiu o primeiro cargo de gestão no BB em 2002. Ela tem 44 anos e tem 22 anos de banco.
Iniciou a vida profissional como feirante em 1988 e foi professora em 1998 e 1999. Gosta de basquete e já jogou na seleção paraibana.
Desde 2021, foi executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE, na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, onde é responsável pelo B-Commerce do Banco do Brasil.
É responsável pela definição e coordenação da estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais, utilizando modelos analíticos de conhecimento do cliente, técnicas de growth e hacking, elaboração e implementação dos ciclos de relacionamento com clientes.
Por 10 anos, exerceu diversas funções pelo país, na rede varejo, em agências e superintendências, nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Durante esse período, foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente aos mercados de pessoas físicas e de agronegócios.
Em superintendências estaduais, merece destaque sua atuação em projetos que envolveram prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.
De 2013 a 2018 liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros, onde desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou na coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da holding BB Seguros, período em que a empresa se consolidou como como uma das maiores da América Latina.
Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do BB, onde lidou com gestão do processo de pós-venda dos produtos de crédito destinados a pessoas físicas, que ajudaram a elevar a satisfação dos clientes e reduziram a quantidade de reclamações com procedência no Bacen, em posições de recordes históricos. Também trabalhou no atendimento e implementação das ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a Pandemia da Covid-19.
Comentários