CONVERSA POLÍTICA
Advogado Ticiano Figueiredo recebe Título de Cidadão Pessoense
A homenagem ao conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos).
Publicado em 30/05/2022 às 14:35 | Atualizado em 31/05/2022 às 10:29
O advogado goiano, Ticiano Figueiredo de Oliveira, recebeu, nesta segunda-feira (30), o Título de Cidadão de João Pessoa. A homenagem ao conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bastante prestigiada, foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos).
Ao Conversa Política, o advogado afirmou que o título oficializa o carinho e a ligação que tem com João Pessoa.
É com muita honra que recebo esse título [...] Sempre fui muito bem acolhido aqui, nas lutas pela defesa e princípios do direito.”
Entre as presenças, o Conselheiro Nacional do MP, Rogério Varela; a Conselheira Federal da OAB, Marina Gadelha; o deputado federal Hugo Motta; e o ex-presidente da OAB-PB, Paulo Maia.
O advogado tem atuado em casos de destaque que envolvem paraibanos. Ticiano, por exemplo, é um dos advogados do empresário Roberto Santiago, investigado na Operação Xeque-Mate, que apura esquema de corrupção na prefeitura de Cabedelo, nas gestões dos ex-prefeitos Luceninha e Leto Viana.
Marmuthe Cavalcanti ,autor da proposta, afirmou que prestigiar e homenagear um advogado do quilate de Ticiano Figueiredo além de uma grande honra, foi uma demonstração de respeito, cordialidade e admiração a todos os profissionais advogados e advogadas que dedicam suas vidas a servir a sociedade com altivez, independência, responsabilidade, qualidade técnica e amor.
Foi este amor e vocação que o fez enveredar pela advocacia. Esta singela homenagem representa o reconhecimento ao grande jurista e professor, pela sua brilhante e combativa atuação no campo jurídico e acadêmico, uma trajetória que certamente serve como exemplo para os colegas de trabalho, de profissão, alunos e ex-alunos, leitores e todos aqueles que acreditam na justiça, nas leis e na defesa dos direitos humanos”, pontuou.
Biografia
Ticiano é advogado criminalista, bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em administração de empresas e estratégia pela Fundação Dom Cabral (MG), especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra (Portugal).
Foi professor voluntário de processo penal do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília (UnB) por mais de dez anos. Lecionou Direito Penal e Processo Penal nas principais Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal.
Comentários