CONVERSA POLÍTICA
TRE-PB cassa chapa de vereadores do DEM em Piancó e determina retotalização de votos
A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (7). O entendimento da Corte Eleitoral é que houve fraude à cota de gênero através da apresentação de ‘candidata laranja’.
Publicado em 08/12/2022 às 8:54
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cassou o mandato dos vereadores eleitos em 2020 pelo Democratas, atualmente União Brasil, em Piancó, no Sertão do Estado. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (7).
O entendimento da Corte Eleitoral é que houve fraude à cota de gênero através da apresentação de ‘candidata laranja’.
A determinação é pela cassação dos registros e dos diplomas de todos os candidatos proporcionais e também foi determinado com a consequente anulação dos votos atribuídos ao partido e a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário.
Também foi imputado aos vereadores Cícero Fábio da Silva e Karla Zenaide Azevedo Brasilino, a sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificou a prática abusiva.
A ação foi apresentada pelo Progressistas e os suplentes do partido Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino, e já havia sido acatada pelo juízo de primeira instância.
Com a decisão, o partido perde dois parlamentares: Cícero de Zé Rico e Priscila Zomim, que obteve a maior votação para o cargo de vereador no município.
Comentários