icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Parlamentares precisam cobrar conclusão da "triplicação" da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa

A obra foi anunciada com festa em 2016 e começou em março de 2017, parou em 2019, depois de um ano, recomeçou, por meio de um convênio feito com um Exército, com um projeto adaptado. Continua a quilômetros do fim.

Publicado em 08/11/2022 às 14:32 | Atualizado em 08/11/2022 às 14:58


                                        
                                            Parlamentares precisam cobrar conclusão da "triplicação" da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa
Triplicação da BR-230 em Cabedelo / Foto: reprodução

A bancada federal paraibana se reúne nesta terça-feira (08), no início da noite, em Brasília, para discutir para onde vão os recursos das emendas do grupo de senadores e deputados federais, previstas para o Orçamento de 2023.

O governo da Paraíba, por meio da governadora em exercício, Lígia Feliciano (PDT), vai levar a proposta para destinação de dinheiro, por meio das emendas, para cinco obras principais.

São elas: a construção do Ramal Piancó (3ª entrada-transposição do São Francisco), implantação do Arco Metropolitano de João Pessoa, construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão e do Hospital de Clínicas e Maternidade de Campina Grande, além da construção da Vila Olímpica de Guarabira.

E a triplicação da BR-230?

Fora dessa lista do governo, que faz uma sugestão, uma obra precisa entrar na pauta de discussão dos senadores e deputados federais: a conclusão da triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa.

O que está acontecendo é vergonhoso para a classe política, responsável pela solução desse tipo de problema.

A obra foi anunciada com festa em 2016 e começou em março de 2017, parou em 2019, depois de um ano, recomeçou, por meio de um convênio feito com um Exército, com um projeto adaptado. A liberação foi de uma parte dos recursos. De lá para cá, muitos aditivos e nada de conclusão. Continua a quilômetros do fim.

Aliás, a parte que começou a ser feita com alguns viadutos, entre a área central de Cabedelo e Intermares, tem um aspecto de inconclusiva, mal feita e insegura. À noite, a sinalização e a iluminação são insuficientes.

Vem mais um verão, estação mais esperada, e já está posto o cenário de incompetência do governo federal (obra foi planejada com Dilma, passou por Temer e Bolsonaro), responsável pela obra, e da classe política paraibana que parece não ter pressionado o suficiente.

E olha que estamos falando da BR que leva os turistas aos melhores e mais badalados pontos turísticos da Paraíba, no Litoral.

A construção 

A construção estava orçada, inicialmente, em mais de R$ 255 milhões. Ela deveria se estender por cerca de 28 km e, além da triplicação (ampliação de uma faixa), previa-se a construção de 13 viadutos.

O projeto previa ainda novas faixas e a construção de 14 passarelas para pedestres. Com o alargamento da rodovia, os viadutos de Manaíra, UFPB e Cristo seriam ampliados para acomodar as novas vias.

Tudo “lindo” até o Oitizeiro, na saída da cidade. Talvez fique boa parte na fase de projeto.

Situação atual 

São quatro viadutos em Cabedelo. A obra ainda não chegou, efetivamente, em João Pessoa e já se espera uma redução de mais de 50% do prometido.

E agora? 

Agora, governo federal prepara mais um Orçamento. Parlamentares discutem mais uma vez destinação e emendas.

Muitas são as prioridades e as promessas de campanha que precisam ser cumpridas. Mas, uma coisa é certa, algum atitude precisa ser tomada para resolver esse "nó" no meio da Região Metropolitana de João Pessoa.

Se não vai seguir com o projeto inicial adiante, que, pelo menos, sejam executadas melhorias na sinalização, na iluminação dos trechos e que seja feito acabamento descente no trecho com intervenção.

Imagem ilustrativa da imagem Parlamentares precisam cobrar conclusão da "triplicação" da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp