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CONVERSA POLÍTICA

Triplicação da BR-230: valor previsto da obra já passa de meio bilhão e deve durar, no mínimo, 10 anos

A nova projeção foi sinalizada pelo superintendente do Dnit, Arnaldo Monteiro, em entrevista à CBN Paraíba, nesta segunda-feira (3).

Publicado em 03/07/2023 às 11:26 | Atualizado em 03/07/2023 às 12:53


                                        
                                            Triplicação da BR-230: valor previsto da obra já passa de meio bilhão e deve durar, no mínimo, 10 anos
Foto: divulgação/MPF

O projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para triplicação da BR-230, na entrada de Cabedelo até o viaduto de Oitizeiro, que caminha a passos lentos, vai custar, pelo menos, meio bilhão de reais aos cofres públicos e não deve ficar pronta até 2026.

A nova projeção foi sinalizada pelo superintendente do Dnit, Arnaldo Monteiro, em entrevista à CBN Paraíba, nesta segunda-feira (3).

O projeto foi lançado em 2017, com valor global de 255 milhões e previa a triplicação da rodovia por cerca de 28 quilômetros, com construção 13 viadutos e reforma de outros três.

Passados mais seis anos, a obra avançou apenas 13 km (com vários trechos incompletos) e já custou cerca de R$ 90 milhões aos cofres públicos, segundo o superintendente do Dnit.

Agora, Arnaldo Monteiro tem feito novos cálculos, tanto para o valor quanto para o tempo de entrega do empreendimento, que está passando por readequações. "Acho que essa obra é mais angustiante que temos na Paraíba", comentou Monteiro.

Novo custo da obra

O custo disso? A estimativa é que, somado aos R$ 156 milhões licitados no momento para obras remanescentes do trecho já iniciado, com o restante que precisa ser feito até o ponto final, o valor total do empreendimento já chegue a R$ 500 milhões.

Arnaldo Monteiro disse que o edital para conclusão das obras remanescente foi lançado pelo Dnit na última quinta-feira (29). Um novo edital, aliás. Em abril deste ano o Dnit havia anunciado a abertura de procedimento, no valor de R$ 167,34 milhões.

Com os R$ 156 milhões, segundo ele, serão realizadas obras que deveriam ter sido feitas: dois viadutos, um da Mata do Amém e um do Renascer, oito passarelas e serviços de drenagem em áreas que o Dnit verificou neste inverno que estão comprometidas.

Obras remanescentes

Paralelo às obras remanescentes, Arnaldo Monteiro disse que o Dnit está concluindo um anteprojeto para a conclusão da obra até Oitizeiro. A expectativa é que o anteprojeto, com readequações, seja apresentado até o final do ano.

Queremos colocar na praça o edital para a conclusão da obra, em torno de R$ 200 a 250 milhões, com conclusão prevista para 2026", afirmou.

Esse anteprojeto deve fazer mudanças no projeto apresentado em 2016. Arnaldo Monteiro justificou a necessidade de consultar a prefeitura para que seja avaliada se as intervenções previstas no projeto está adequado aos planos de mobilidade urbana da capital.

"O Dnit fez o anteprojeto, mas a gente sabe que aquela é uma avenida de João Pessoa. Tomamos a decisão de ouvir a prefeitura para que eles avaliassem se os viadutos estavam bem localizados. Não adianta fazer a rodovia se você não tiver binários, avenidas adjacentes, que isso faz parte da prefeitura", explicou.

Não é a primeira vez que isso acontece. Logo no início, em março de 2019, o Dnit fez mudanças para que os moradores e comerciantes do perímetro urbano de Cabedelo, na região Metropolitana de João Pessoa, não precisassem mais ter que deixar as suas moradias em decorrência das obras no dois primeiros quilômetros.

Triplicação da BR-230 lenta

As obras da triplicação da BR-230, em Cabedelo, foram iniciadas em 2017 no governo de Michel Temer (MDB). O orçamento inicial era de mais de R$ 255 milhões. O projeto original prevê a triplicação da rodovia por cerca de 28 quilômetros e, além da triplicação dos dois sentidos, prevê a construção de 13 viadutos e reforma de outros três.

Desde 2018, supostas irregularidades na obra de ampliação da BR-230 estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF). A empresa inicialmente contratada para fazer o serviço abandonou a obra.

Em 2020, o governo de Jair Bolsonaro (PL) transferiu a competência para o Exército, mas pouco ou quase nada foi feito. No fim do ano, o recurso de R$ 3 milhões para triplicação da BR-230 na Paraíba foi suspenso.

ministro dos Transportes, Renan Filho, assegurou, em março deste ano, que daria celeridade à conclusão das obras de triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa.

Imagem ilustrativa da imagem Triplicação da BR-230: valor previsto da obra já passa de meio bilhão e deve durar, no mínimo, 10 anos

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

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