icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Câmara de João Pessoa aumenta número de vereadores de 27 para 29

O problema não é ter mais vereadores na Casa. A questão é vermos mais omissão. São parlamentares que, por motivos "de foro íntimo", silenciam em qualquer tema que vá de encontro ao discurso do prefeito de plantão.

Publicado em 02/03/2023 às 17:35


                                        
                                            Câmara de João Pessoa aumenta número de vereadores de 27 para 29
Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

Sem surpresas, contestações ou reclamações, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, em segundo turno, na manhã desta quinta-feira (2), o aumento de duas vagas para vereador da Capital paraibana.

A matéria foi aprovada em primeiro turno no último dia 30 de dezembro, às pressas e para ter pouca publicidade. Numa "textura" meio envergonhada.

A partir da próxima eleição serão escolhidos 29 parlamentares e não 27, na capital. Os mandatos começam em 2025. A Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal foi da Mesa Diretora.

O aumento foi possível porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que a população de João Pessoa passa dos 850 mil habitantes.

Com esse número, de acordo com art. 29, inciso IV, da Constituição Federal, a capital paraibana pode elevar o número de vereadores para 29.

João Pessoa hoje, tem condições físicas e financeiras de comportar o aumento do número de vereadores para 29. Tanto é assim que o legislativo se preparou para esse número construindo 32 Gabinetes em sua nova Sede, para que sejam acomodados todos os vereadores. Dado que nada obsta a que o número de vereadores seja elevado dentro dos limites e dos parâmetros estabelecidos pelo art. 29, inciso IV da CF/88, que hoje é de 27 vereadores, é que solicitamos de nossos pares, vereadores e vereadoras, a aprovação desta propositura”, defendeu o presidente Dinho Dowsley (Avante).

O salário atual de um vereador de João Pessoa é R$ 20,8 mil. Eles ainda recebem verbas para manutenção de gabinetes, assessores e auxílio para despesas com o mandato.

De acordo com presidente da Casa, os novos custos com os parlamentares serão tirados da projeção do duodécimo de 2025 e não haverá aumento de valores para "bancar" os novos integrantes.

Segundo Dinho, a nova sede da Câmara que será construída já foi projetada para 32 cadeiras, na expectativa de que a população de João Pessoa cresça ainda mais nos próximos anos.

Mais eficiência e menos omissão

Mais do que novos vereadores, a população de João Pessoa precisa é de vereadores mais empáticos com as dores da população e não com o prefeito de plantão.

O que tem se visto nos últimos anos é muita subserviência ao Executivo, com silenciamento de debates importantes.

São parlamentares que por motivos "de foro íntimo" silenciam a qualquer tema que vá de encontro ao alinhamento governista: engorda da praia, transporte público, acessibilidade, ambulantes nas calçadas da Orla e do Centro.

Por isso, a oposição, importante no debate público, é sempre desnutrida e, quase sempre, é engolida pelo peso da caneta do Executivo.

O problema não é ter mais vereadores na Casa. O problema é termos mais omissão.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de João Pessoa aumenta número de vereadores de 27 para 29

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp