icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Voto feminino: mulheres foram as primeiras alistadas na Paraíba há 91 anos

Apesar do participação feminina no acesso ao voto, elas são quase uma gota no universo do eleitorado masculino em boa parte da história da democracia na Paraíba

Publicado em 24/02/2023 às 13:53 | Atualizado em 24/02/2023 às 15:20


                                        
                                            Voto feminino: mulheres foram as primeiras alistadas na Paraíba há 91 anos
Iracema Feijó foi a primeira mulher a votar na Paraíba - Foto: divulgação/Memorial TRE-PB

As mulheres conquistaram o direito de ir às urnas votar há 91 anos. A data é celebrada desde 2015 no dia 24 de fevereiro, ou seja, nesta sexta-feira (24). Na Paraíba, o fato curioso é que as primeiras pessoas alistadas eram mulheres, tanto antes quanto após a instalação da Justiça Eleitoral no estado, em 1932.

Segundo o escritor e professor de direito eleitoral, Renato César, servidor do TRE-PB e colaborador do Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, antes do surgimento da Justiça Eleitoral, a professora Isabel Iracema Feijó da Silveira teve seu requerimento de alistamento eleitoral deferido pelo Juiz de Direito da Comarca de Santa Rita.

Escritora, poetisa, natural de Santa Rita, Isabel Iracema Feijó foi uma das fundadoras do Comitê Feminino da Aliança Liberal na Paraíba, e da Associação Parahybana para o Progresso Feminino.

Após a instalação da Justiça Eleitoral, dos dez primeiros eleitores paraibanos alistados pela Justiça Eleitoral quatro eram mulheres: Isabel Carneiro Cavalcante de Avellar, Celsa Augusta de Araújo Fernandes, Irene Leão de Oliveira e Celsa Augusta de Araújo Fernandes.

De acordo com o Memorial do TRE-PB, para a realização do primeiro alistamento eleitoral, a Justiça paraibana precisou do auxílio de vários cidadãos, principalmente de funcionários públicos do Estado. O processo que ocorreu entre os dias 28 de outubro e 25 de março de 1932.

Pouca representatividade

Apesar do participação feminina no acesso ao voto, elas são quase uma gota no universo do eleitorado masculino em boa parte da história da democracia paraibana. Fato que até hoje tem se refletido na ocupação de postos de poder. Isso porque, a representatividade feminina caminhou a passos de tartarugas nas últimas nove décadas no estado.

Apenas em 1982, já no processo de retomada da democracia, é que o estado elegeu a primeira deputada estadual. Vani Braga, irmã do então governador Wilson Braga, conseguiu uma vaga para a Assembleia Legislativa. Quatro anos depois, em 1986, a cunhada, Lúcia Braga, vencia o pleito para a Câmara Federal.

A primeira mulher no Senado só ocorreu nas Eleições 2018, com a vitória da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas).

Na eleição em 2020, das 106 candidatas a prefeita, apenas 37 conseguiram se eleger. Em relação ao cargo de vereador, das 3.845 candidatas, conseguiram vitória nas urnas 349 delas. Muito longe dos quase 53% de eleitoras, se a levar em conta a importância da representatividade, sobretudo no parlamento.

Eleições 2022

Já na eleição passada, em 2022, o resultado foi ainda pior. Mesmo representando 53% do eleitorado paraibano, houve regressão na representatividade feminina no Congresso Nacional. Segundo estatística do TSE, tivemos redução no percentual de candidatas e de eleitas.

Na legislatura passada, a Paraíba era representada pela deputada Edna Henrique (PSDB), que deixou a política. Após o pleito, o eleitorado elegeu apenas homens para as 12 cadeiras da Câmara. No Senado também houve redução, com a saída da senadora Nilda Gondim (MDB).


				
					Voto feminino: mulheres foram as primeiras alistadas na Paraíba há 91 anos
Imagem ilustrativa da imagem Voto feminino: mulheres foram as primeiras alistadas na Paraíba há 91 anos

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp