icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Wallber tem vídeo com pesquisa fake pró-Bolsonaro 'derrubado' no Instagram e critica denunciantes

No vídeo, com áudio manipulado, o apresentador William Bonner no Jornal Nacional, divulga uma pesquisa em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece frente do ex-presidente Lula (PT) na pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro. 

Publicado em 19/09/2022 às 12:13


                                        
                                            Wallber tem vídeo com pesquisa fake pró-Bolsonaro 'derrubado' no Instagram e critica denunciantes

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL), candidato a reeleição, teve um vídeo 'derrubado', nesta segunda-feira (19), de sua conta pessoal no Instagram após denúncias de que o conteúdo compartilhado por ele sobre a corrida presidencial era falso.

No vídeo, com áudio manipulado, o apresentador William Bonner no Jornal Nacional, divulga uma pesquisa em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece frente do ex-presidente Lula (PT), com diferença de 46% a 31% das internções de voto. A suposta pesquisa Ipec teria sido divulgada em 12 de setembro.

O g1 já confirmou que o material é #FAKE. A pesquisa verdadeira mostra ao contrário, que Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 31%.

Wallber questionou a retirada do material do ar, dando a entender que ainda acredita na veracidade das informações repassadas a ele pela campanha bolsonarista. Pior, recomendando que os apoiadores do presidente também continuem seguindo o que for repassado pela campanha do presidente sem questionamentos.

"Já me denunciaram uma 100 milhões de vezes. A imprensa tá querendo saber a fonte. A imprensa nunca se preocupou em ligar para mim, mas duas rádios e uma TV querem saber a fonte. É momento de união, de fortalecer a campanha do Bolsonaro. Bolsonaro não erra, ele tá certo em tudo. Você que é bolsonarista, da direita conservadora, vamos fortalecer Bolsonaro", pediu.

O que diz a lei

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato que difundir notícias falsas pode ser penalizado com multa de propaganda irregular ou sofrer processo por abuso de poder, acarretando em inelegibilidade e perda do mandato.

A Justiça Eleitoral dispõe, na Resolução Nº 23.610/2019 que trata sobre propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha, seção específica alertando candidatos em relação à disseminação de informações inverídicas. O artigo 9º do documento diz que a utilização de conteúdos veiculados, inclusive por terceiros, “pressupõe que o candidato, o partido ou a coligação tenha verificado a presença de elementos que permitam concluir, com razoável segurança, pela fidedignidade da informação”.

Como identificar conteúdos enganosos

  • Fique atento à fonte da notícia
  • Leia o texto da matéria, não apenas o título
  • Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem
  • Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade
  • Procure saber sobre o site que publicou a informação
  • Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas
  • Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia
  • Confirme a notícia em outros sites
  • Cheque a data de publicação da reportagem
  • Confira a autoria do texto
  • Na dúvida, não repasse a informação.

Onde buscar informação confiável

Existem diversas opções e fontes seguras para o cidadão se informar. A Justiça Eleitoral mantém parceria com algumas instituições especializadas em checagem de fatos, a exemplo da AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, E-farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake, Projeto Comprova e Uol Confere. Além disso, também disponibiliza as páginas “Desinformação” e “Fato ou Boato”, com diversos conteúdos sobre o tema.

Imagem ilustrativa da imagem Wallber tem vídeo com pesquisa fake pró-Bolsonaro 'derrubado' no Instagram e critica denunciantes

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp