CONVERSA POLÍTICA
Wilson Filho é o novo secretário de Educação da Paraíba
O deputado Wilson Filho vai assumir no lugar de Antônio Roberto Sousa, que pediu exoneração na semana passada.
Publicado em 12/06/2024 às 18:28
O deputado Wilson Filho (Republicanos) foi anunciado pelo governador João Azevêdo (PSB) como novo secretário de Educação da Paraíba. A escolha foi feita após uma reunião na Granja Santana, nesta quarta-feira (12), com a cúpula do Republicanos.
O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) José Edilson de Amorim assume como secretário Executivo da Gestão Pedagógica.
As nomeações vão sair no Diário Oficial de quinta-feira (13).
O nome de Wilson Filho já havia sido confirmado extraoficialmente por interlocutores do governo ao Conversa Política, que justificaram que o nome seria oficializado apenas após o recesso da Assembleia Legislativa da Paraíba, o que aconteceu hoje.
Mais cedo, durante sessão na Casa, Wilson Filho falou sobre a possibilidade de assumir a pasta, em substituição ao técnico Antônio Roberto Sousa. "Me sinto preparado para qualquer missão", disse.
Também indicado pelo Republicanos, Antônio Roberto pediu exoneração do cargo na última quinta-feira (6). A decisão foi tomada após uma 'fritura' de deputados governistas, inclusive do Republicanos, que cobravam mais acesso ao auxiliar.
Com a saída de Wilson para o governo, a primeira suplente do Republicanos na Assembleia Legislativa, Silvia Benjamin, voltará à Casa.
Wilson Filho
Novo secretário de Educação, Wilson Filho é advogado e mestre em Administração Pública pelo Instituto de Direito Público (IDP), em Brasília. O deputado estadual já exerceu o mandato de deputado federal, oportunidade em que foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Magistério e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Professores. Ele também foi membro da Comissão de Educação, relator do Novo Ensino Médio Nacional, sendo a matéria aprovada no Congresso Nacional. Por essa atuação, Wilson Filho recebeu a maior honraria da educação brasileira, a Medalha de Grã-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo, concedida pela Presidência da República.
Wilson também foi membro de diversas Comissões Especiais sobre a área, dentre elas a Comissão Especial sobre o PL 7420/06 – Lei de Responsabilidade Educacional; a Comissão Especial sobre a PEC 395/14 – Gratuidade do ensino público; a Comissão Especial sobre a PEC 015/15 – que torna permanente o Fundeb; e a Comissão Especial sobre o PL 6840/13 – Jornada integral no Ensino Médio.
Edilson de Amorim
O novo secretário Executivo da Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, é graduado, mestre e doutor em Letras. Foi reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É professor titular na Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Além de desenvolver atividades docentes na graduação, como professor de Literatura Brasileira e de Teoria Literária, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, no Mestrado em Linguagem e Ensino da UFCG. Ele também foi chefe do Departamento de Letras, vice-diretor e diretor do Centro de Humanidades.
Comentários