CONVERSA POLÍTICA
Desembargador paraibano concorre a vaga de ministro do TST
Wolney Cordeiro está lista tríplice do TST. A seleção dos nomes para integrar o grupo ocorreu nesta sexta-feira (11), em votação secreta, pelo Pleno da Corte.
Publicado em 11/02/2022 às 20:16 | Atualizado em 11/02/2022 às 20:58
O desembargador Wolney de Macedo Cordeiro do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) foi escolhido para compor a lista tríplice do Tribunal Superior do Trabalho.
Ele concorre à vaga de ministro do TST destinada à carreira da magistratura. A seleção dos nomes para integrar a lista tríplice ocorreu nesta sexta-feira (11), em votação secreta, pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho.
Ao Conversa Política, com exclusividade, o desembargador afirmou que está muito feliz e honrado em figurar na lista e entende que recai sobre ele uma grande responsabilidade, em um processo para ele emblemático.
Em 36 anos de existência do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba é a primeira indicação de um desembargador paraibano. Isso faz com que o processo seja emblemático e até certo ponto histórico e aguardamos agora a decisão do senhor presidente da República", afirmou.
A vaga foi aberta por causa da aposentadoria do ministro Alberto Bresciani. Ao todo, inscreveram-se quatro desembargadoras e dez desembargadores de diversos tribunais regionais do país.
Outros nomes
Também estão entre os selecionados para a lista tríplice os desembargadores Sérgio Pinto Martins, do TRT da 2ª Região (SP), e Francisco Rossal de Araújo, do TRT da 4ª Região (RS).
A lista tríplice será encaminhada ao presidente da República, a quem cabe a indicação de ministros dos Tribunais Superiores.
Sabatina
O indicado passará por uma sabatina promovida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, após a aprovação pela Comissão, o nome será submetido ao plenário do Senado Federal antes da nomeação.
Currículo
Wolney de Macedo Cordeiro ingressou na carreira da magistratura trabalhista em 1991, com 23 anos.
Atuou como Juiz Substituto, Presidente de Junta de Conciliação e Julgamento e Juiz Titular de Vara do Trabalho até 26 de março de 2012, quando foi promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Trabalho da 13ª Região.
No Regional, ocupou as funções administrativas de Presidente, Vice-Presidente, Corregedor Regional, Ouvidor Regional e Diretor da Escola Judicial (função atual).
Mestre e Doutor ensinou na UFPB e foi Professor Titular do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), integrando, também, o quadro permanente de docentes do Mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável.
Possui dez livros de autoria exclusiva, 39 capítulos em obras coletivas e 33 artigos em revistas jurídicas especializadas. E ainda atuou como conferencista em mais de 50 eventos jurídicos realizados em vários estados do país.
Com informações da Assessoria
Comentários