POLÍTICA
Corrida contra a corrupção tem inscrições abertas em João Pessoa
O objetivo é celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, mobilizando a sociedade por meio do evento público. É uma mensagem que cada atleta vai ajudar a reverberar enquanto se exercita e promove a prática esportiva.
Publicado em 11/11/2023 às 9:40 | Atualizado em 11/11/2023 às 10:53
Seguem abertas as inscrições para participação na “Corrida contra a corrupção”, marcada para acontecer no próximo dia 09 de dezembro, em João Pessoa. Organizado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), integrado pelo Ministério Público da Paraíba e por mais 19 entidades, o evento é um movimento simbólico importante para quem sonha com um país mais justo, sem impunidade para crimes do colarinho branco, e em defesa da ética cidadã.
Com largada no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a corrida oferece três modalidades para os atletas: caminhada de 2km, corrida de 5km ou 10km. O objetivo é celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, mobilizando a sociedade por meio do evento público. É uma mensagem que cada atleta vai ajudar a reverberar enquanto se exercita e promove, também, a prática esportiva.
De acordo com o regulamento da corrida, a largada está marcada para às 06h. Em qualquer percurso escolhido, a chegada também deve acontecer no Busto de Tamandaré. Os atletas devidamente inscritos receberão um kit composto por camisa, sacola, medalha finisher, seguro atleta, hidratação, chip de cronometragem e número de peito. Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina, feminina e PCD cadeirante, na prova de 5km e 10km, receberão troféus e poderão, eventualmente, receber prêmios.
Para se inscrever, clique aqui.
A inscrição custa R$ 70. O valor servirá para custear as despesas da prova, de acordo com organizadores. Pessoas idosas pagarão 50% do valor da inscrição e pessoas com deficiência (PCD) estão isentas da taxa. Também será destinado 5% do valor das inscrições para atletas de baixa renda que solicitarem o benefício. Para ter direito, os atletas devem observar as regras e requisitos constantes no regulamento.
Vale destacar que o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) é um espaço criado em 2005 e integrado por 20 instituições públicas, entre elas o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esses e outros órgãos se uniram para mobilizar a sociedade para a efetivação do controle social e pela luta contra a corrupção.
A corrida é uma forma de mobilização a partir da celebração do dia 9 de dezembro, uma data que marca a luta anticorrupção no mundo. A expectativa é que haja mobilização de cerca de mil corredores, que vão passar a mensagem sobre a importância da ética e do combate à corrupção ao maior número de pessoas que tomarão conhecimento do evento pelos meios de comunicação.
Em um contexto social em que há sensação de impunidade ou de homenagem às práticas corruptas, movimentos como a corrida são fundamentais para mostrar o descontentamento da população com retrocessos no combate à corrupção. É importante que essa mensagem ocupe espaços significativos para que resista aos ataques e que não caia no esquecimento.
Comentários