POLÍTICA
Couto ataca PT e confirma ausência na campanha de Cartaxo
Parlamentar usou a tribuna da Câmara para anunciar a decisão de não apoiar Cartaxo.
Publicado em 04/09/2012 às 10:32
O deputado federal Luiz Couto (PT) confirmou na segunda-feira (3) que não vai participar da campanha de Luciano Cartaxo (PT) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. O parlamentar usou a tribuna da Câmara Federal para anunciar seu posicionamento e explicou que tomou a decisão por não concordar com os rumos que a direção petista deu ao partido. Segundo Couto, o partido quis apenas criar uma candidatura 'anti-PSB' na capital paraibana, estratégia que ele disse não ser favorável.
O parlamentar disse que após refletir muito, conversar com lideranças do PT, ter sido abandonado por diversos aliados, dentre outras coisas, optou por expor sua decisão. Ele alega que as últimas ações do PT estão fazendo com que o partido corra o risco de ser perder na prática da “política como um fim em si mesmo e para si mesmo”.
“Vejo o risco de total descaracterização do PT da Paraíba nas estratégias adotadas por dirigentes estaduais do meu partido no Estado. Para as eleições municipais de 2012, proclamavam que este ano era a vez do PT, mas, na verdade, estava em jogo apenas a montagem de uma chapa de oposição ao Governo da Paraíba no Município de João Pessoa”, disse o deputado criticando a direção do PT. “Sem constrangimento algum, alguns dirigentes mudaram totalmente o discurso político em nome de suas conveniências, sem que uma palavra seja dita no que concerne aos interesses da população”, continuou o deputado.
O deputado disse ser contrário a oposição sem argumento e defendeu explicitemente o governo de Ricardo Coutinho (PSB). “A atual direção do PT na Paraíba está perdendo a oportunidade histórica de apoiar um governo hegemonizado pelas forças da esquerda e da mais tradicional aliança que construímos no âmbito nacional a partir de 1989”, afirmou.
Luiz Couto disse que não concorda, mas vai respeitar as deliberações do PT. “Não participarei da campanha majoritária do PT em João Pessoa e tenho motivos de várias ordens para tanto, inclusive de foro íntimo. Discordo da condução política de fazer da campanha municipal em João Pessoa apenas uma afronta ao Governo do PSB no Estado”, enfatizou o deputado federal.
“Ao mesmo tempo em que respeitarei o meu partido, preservarei a minha convicção pessoal, porque o partido, se não imuniza nenhum indivíduo, também não pode esmagar. Nas eleições deste ano, estou participando das campanhas do Partido dos Trabalhadores em dezenas de Municípios paraibanos, inclusive naqueles que foram deixados de lado pela atual direção estadual do partido”, completou.
Comentários