POLÍTICA
Cultura: ministro promete reformar Lei Rouanet e regionalizar investimentos
Marcelo Calero fez declaração em visita a Campina Grande.
Publicado em 19/06/2016 às 15:54
O ministro da Cultura, Marcelo Calero, declarou neste domingo (19), em Campina Grande, que o governo federal vai reformar da Lei Rouanet (de incentivo à cultura) para regionalizar os recursos. Alegando que não pode se encastelar em Brasília, ele visitou Caruaru (PE) e fica na Rainha da Borborema até esta segunda-feira (20) para dançar muito forró.
“Com relação à Lei Rouanet, que tem 25 anos, a gente precisa trabalhar no aumento da base da empresa que pode utilizar o mecanismo, corrigir distorções em termos de investimento e assegurar a regionalização destes investimentos. A gente deve também estar atento a dois outros mecanismos que não foram implementados corretamente: o Fundo Nacional de Cultura e o Ficarte”, disse o ministro, acrescentando que “sem cultura um pais não existe.
Ele também anunciou que vai implementar os projetos de ações locais e territórios regionais de cultura por todo Brasil. Quando secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Calero implantou esse projeto. “Vamos fazer edições nacionais deste projeto”, adiantou. O ministro também falou dos protestos dos artistas quando extinção e agora após a recriação da pasta da Cultura.
“A gente está com paixões exacerbadas no país inteiro, não só por parte dos artistas, mas a nossa responsabilidade como governo é tocar o país em uma agenda intensa de realizações”, assinalou.
Campina x Caruaru
No que se prende à rivalidade dos festejos juninos entre Campina Grande e Caruru, o ministro afirmou que a disputa é boa e fortalece as manifestações culturais das duas cidades e também a geração de emprego e renda. Marcelo Calero chegou no final da manhã em Campina Grande para conhecer o Maior São João do Mundo.
Ele visitou o 1º Salão de Artesanato do Município e o Museu do Algodão. Em seguida, acompanhou apresentações artísticas no Teatro Municipal Severino Cabral ao lado do prefeito Romero Rodrigues, deputado Rômulo Gouveia, secretário municipal, de Cultura, Bernardo Pimentel, vereadores, artistas e produtores culturais. Ele recebeu reivindicações da Secretaria de Cultura por recursos para reformas dos teatros Severino Cabral e Rosil Cavalcante e museus, além de equipamentos para a Filarmônica Epitácio Pessoa.
Já Eneida Agra Maracajá entregou uma revista do Festival de Inverno e solicitou recursos para o evento que este ano completa 41 anos.O ministro, que dançou forró durante apresentação do grupo Acauão da Serra, com prometeu avaliar os pedidos com “carinho”. Em seguida, a comitiva do Ministério da Cultura foi para o Distrito de Galante.
A última parada deste domingo será no Quartel General do Forró. Depois de conhecer o Pavilhão do Milho e toda a parte inferior do Parque do Povo, o ministro Marcelo Calero vai acompanhar as apresentações do Poeta Francinaldo, Del Félix, Cavalo de Pau e Os Gonzagas no palco principal.Marcelo Calero encerra sua agenda em Campina Grande na segunda-feira , conhecendo a fábrica de sanfonas Leticce, a única a produzir no Brasil.
Comentários