POLÍTICA
Cunha arquiva três pedidos de impeachment contra presidente
Com essa medida já são nove pediddos de impeachment arquivados pelo presidente da Câmara.
Publicado em 01/10/2015 às 8:00
O "Diário Oficial" da Câmara dos Deputados publicou ontem o arquivamento de mais três pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A decisão é do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Com isso, o peemedebista já mandou para a gaveta nove pedidos de impedimento da petista. Restam ainda dez para a sua análise -incluindo o principal, assinado pelo ex-petista Hélio Bicudo e por Miguel Reale Júnior. Este foi ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso.
Cunha deve mandar arquivar também esse pedido, mas, nesse caso, a oposição irá recorrer da decisão ao plenário da Câmara.
A maioria simples dos presentes decidirá, então, se dá ou não seguimento ao pedido de impeachment.
Caso derrubem a decisão de Eduardo Cunha, é aberta uma comissão especial que dá um parecer ao plenário. Se ao menos 342 dos 513 deputados forem favoráveis à abertura do processo de impeachment, Dilma é afastada do cargo por 180 dias para ser processada e julgada pelo Senado.
SEM TÍTULOS
Os pedidos arquivados por Cunha ontem são de cidadãos. Dois tiveram os pedidos arquivados porque não informaram seus títulos eleitorais, uma das exigências da legislação atual.
O terceiro, que acusa Dilma Rousseff pelo esquema de corrupção na empresa Petrobras, foi arquivado por não apresentar indícios de que ela teria cometido crime de responsabilidade.
Comentários