POLÍTICA
Cunha pede nomes para comissão do impeachment de Temer
Presidente já havia dito que pediria as indicações, mas destacou que não instalaria o colegiado se os líderes não apresentassem os nomes.
Publicado em 07/04/2016 às 7:31
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviou ontem ofício aos líderes partidários pedindo a indicação de integrantes para a comissão especial que analisará pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer. Cunha já havia dito na terça (5) que pediria as indicações, mas destacou que não instalaria o colegiado se os líderes não apresentassem os nomes.
O DEM já afirmou que não indicará membros – e a atitude deve ser seguida por outros partidos, segundo Cunha. Na prática, a estratégia dele é postergar ao máximo a instalação da comissão, na esperança de que, nesse meio tempo, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reverta a decisão do ministro Marco Aurélio Mello.
Na terça, o ministro determinou que a Câmara acolha pedido de abertura de processo contra Temer que havia sido arquivado por Cunha.
No mesmo dia, o presidente da Câmara chamou a decisão de "absurda" e disse que, embora fosse pedir a indicação de nomes para a comissão, sabia que muitos partidos não fariam isso.
"Já há maioria no sentido de não indicar. E, aí, certamente, não tem condição nenhuma de ser instalada a comissão, na medida em que não há número de membros suficientes para que haja a instalação”, disse Cunha.
Comentários