icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Decisão do PSB ajuda Cartaxo e Manoel; socialistas 'espremem' um novo nome

O que se firmou nos bastidores é  que João não decolou nas pesquisas internas feitas pelo PSB e por outros partidos.

Publicado em 27/04/2016 às 13:28

O discurso institucional/partidário é o de que João Azevedo (PSB) é essencial na Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia da PB; que ele precisa se dedicar à pasta, nesse momento difícil, no qual é necessário buscar recursos no governo federal, destravando a liberação de dinheiro. Por isso, estaria “caindo fora” da disputa pela prefeitura de JP, este ano.
Mas o que se firmou nos bastidores, sem os filtros políticos, é que João não decolou nas pesquisas internas feitas pelo PSB e por outros partidos. Ficou patinando, sem sair de um dígito. O nome é até bom. É um técnico respeitado, mas teria problemas para crescer. Depois do prego batido e da ponta virada, os nomes dos substitutos brotaram.
Estela
Estela Bezerra é um nome forte, já foi testada, tem bom “recall”, mas uma rejeição que deve ser levada em conta. Justamente por isso, o receio dos socialistas. A deputada estadual é o nome preferido do governador Ricardo Coutinho, segundo algumas fontes, mas Estela não quer entrar na disputa. Já disse isso. A tarefa agora é convencê-la a mudar de ideia. A militância já está empenhada a fazer o trabalho. Hoje, é nome mais forte do PSB.
Cida
Cida Ramos entrou nas pesquisas, teria pontuado bem para uma “iniciante” e é um nome forte por causa do trabalho reconhecido na Secretaria de Desenvolvimento Humano. Sem falar que é respeitada no meio acadêmico, pelos intelectuais e por boa parte dos militantes do partido. É daquelas que não entram numa briga para ficar tateando. Hoje seria a virtual candidata se Estela resistir.
Gervásio
O deputado estadual Gervásio Maia surge como nome possível, tem pouca rejeição porque não foi ainda testado para o executivo, é conhecido na cidade, mas disse, ontem, que o desejo é assumir a presidência da Assembleia. Não deve entrar na disputa agora. Sem falar a militância, talvez, não engoliria um ex-peemedebista, que tem a confiança do governador, mas a desconfiança de muitos.
Tibério
Tibério Limeira era secretário de Esportes e do Empreender. O nome é aceito por muito socialistas, mas é “pensado” como um nome para o futuro. Não querem queimar o cartucho agora. Falei com Tibério hoje de manhã e ele me disse que se sente honrado, mas o projeto, hoje, é se dedicar a campanha de vereador de João pessoa.
Efeitos da decisão
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), por enquanto, é quem mais ganha com a mudança de rumo do PSB. Queiram ou não, a decisão revelou que o PSB fez uma avaliação errada, sem contar com esse cenário político e econômico incerto. Vai usar o tempo para mudar de rota, com uma margem de erro menor.
Agora, as portas da oportunidade se abriram para Manoel Júnior, candidato da prefeito pelo PMDB. Manoel tem mais uma motivo para tentar atrair o PSDB e buscar a polarização com Cartaxo. Mas é preciso encontrar o “time”. Ao lado do PSDB e com o PPS, pode se fortalecer. Aliás, com a saída de João, o PPS do vice-prefeito, Nonato Bandeira, mantém a inclinação para ficar com os socialistas?
Só observando...
Hoje, na AL, o deputado federal Gervásio Maia, novo pupilo do governador Ricardo Coutinho, apareceu na AL com uma “bela” gravata laranja. Entrando no clima.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp