POLÍTICA
Defesa da universidade afirma já ter prestado esclarecimentos
Universidade apresentou documentos ao TCE para comprovar os gastos; procurador da UEPB diz que pontos foram esclarecidos.
Publicado em 22/11/2012 às 6:00
O procurador geral da UEPB, Ebenezer Pernambucano, afirma que todos os pontos questionados pela auditoria já foram esclarecidos com os documentos encaminhados para o TCE dentro do prazo previsto para a apresentação de defesa. “A UEPB já apresentou a defesa ao Tribunal desde outubro. O que há é um relatório preliminar, como normalmente acontece todos os anos após a auditoria, falta ainda um posicionamento do Pleno do Tribunal de Contas”, explicou.
A universidade apresentou documentos ao TCE para comprovar os gastos. Segundo o procurador, o valor elevado na locação de veículos aconteceu devido ao fornecimento de ônibus para garantir a participação de estudantes e professores em eventos acadêmicos em outros Estados. Quanto às diárias para pessoas que não pertencem aos quadros do Estado, a UEPB afirmou que as hospedagens são para professores ou pesquisadores de programas desenvolvidos em parceria com outras universidades.
“Para todas as possíveis irregularidades, nós apresentamos as provas em contrário. Quando se fala que se distribuiu dinheiro através de diárias, o que nós temos são convênios federais que obedecem a um plano de ação com todas as despesas discriminadas”, afirmou Ebenezer. Segundo a Procuradoria, todas as contas da gestão da reitora Marlene Alves entre os anos de 2004 a 2010 foram aprovadas pelo TCE.
O procurador atribuiu a denúncia da Aduepb a questões políticas, já que o presidente do sindicato, José Cristóvão de Andrade, foi derrotado nas eleições para reitor em maio deste ano. “As pessoas têm de aprender a respeitar o resultado”, disse Ebenezer.
Comentários