POLÍTICA
Dependência do Estado e União
Entre as causas da grave situação dos municípios, está a elevada dependência de recursos oriundos da União e do governo estadual.
Publicado em 20/03/2012 às 6:30
A média do Índice Firjan de Gestão Financeira (IFGF) obtido pelos paraibanos foi de 0,3591, inferior a 0,4 pontos. Pontuação essa que define a gestão como crítica.
Entre as principais causas da grave situação dos municípios paraibanos está o elevado grau de dependência de recursos oriundos da União e do governo estadual. Segundo o especialista em estudos econômicos da Firjan, Gabriel Pinto, as cidades não possuem meios de manter-se sozinhas, o que mostra a má gestão dos seus recursos. “A administração dos recursos, em geral, é fraca. Sem garantir liquidez dos seus investimentos, o município fica com seu orçamento limitado e facilmente desregrado”, enfatiza o economista.
Há três preceitos básicos para os municípios que querem recuperar sua situação financeira. O primeiro deles, segundo Gabriel Pinto, é enxugar a máquina administrativa, reduzindo os gastos da prefeitura com pessoal. “A Paraíba tem um gasto extenso com sua folha de pagamento em seus municípios”, destaca.
A segunda recomendação diz respeito aos baixos níveis de investimento feitos pelas prefeituras. Por fim, a dependência de transferências de outras esferas do governo submete o planejamento dos municípios, dificultando sua viabilidade financeira. (Demócrito Garcia).
Comentários