icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Deputado quer incluir a Paraíba no roteiro da Copa de 2014

Para Manoel Junior, a proximidade de João Pessoa com duas sedes da Copa é fator favorável para que a capital paraibana possa ser usada como centro de treinamento de seleções.

Publicado em 10/06/2009 às 18:42

Da assessoria

Apesar de não ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil em 2014, a Paraíba quer fazer parte do roteiro do mundial, e vai usar sua localização próxima a duas das sedes, Recife (120 Km) e Natal (185 Km), como um dos atributos para concretizar o projeto. Essa possibilidade tem sido trabalhada nos bastidores pelo deputado federal Manoel Junior (PSB-PB).

O parlamentar tem, inclusive, mantido conversas sobre o assunto com o governador José Maranhão (PMDB), que aprovou a idéia de imediato. A questão principal diz respeito aos amplos investimentos que o estado precisará fazer em infra-estrutura, para compensar o que não foi feito no governo anterior.

“Fazer parte de um evento desse porte deveria ter sido uma das prioridades da gestão anterior, que podia ter buscado junto ao Governo Federal e a iniciativa privada os recursos para viabilizar a participação do estado. São incalculáveis os ganhos que a Paraíba terá se concretizarmos esse projeto”, afirmou Manoel Junior. O deputado, inclusive, já se comprometeu a direcionar emendas individuais ao Orçamento Geral da União para garantir a participação da Paraíba no mundial de 2014.

Para Manoel Junior, é possível viabilizar uma participação do estado nordestino no evento. Segundo ele, a proximidade da capital João Pessoa a duas sedes da Copa é um fator favorável para que a capital paraibana possa hospedar e ser usada como centro de treinamento das seleções que jogarão nessas cidades.

Junior lembra que as sedes do mundial terão que fazer um enorme investimento com a construção dos estádios principais, onde serão realizados os jogos oficiais, desta maneira, a Paraíba poderá concentrar seus esforços em investimentos menores para a construção de um centro de treinamento.

No quesito transporte, será preciso investir na ampliação do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, uma antiga reivindicação do povo paraibano, e na reforma e ampliação da malha rodoviária.

Será preciso, também, expandir a rede hoteleira da área metropolitana de João Pessoa e investir na ampliação da capacidade turística da região. Segundo Junior, o potencial turístico da Paraíba já é conhecido, e os recursos para potencializá-lo serão conseguidos através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE) – programa de crédito para o setor público destinado à expansão e melhoria da atividade turística.

O fator natureza é outro ponto destacado pelo deputado, já que, além de belíssima, a capital tem um ótimo clima, propiciando condições ideais para os treinamentos.

De acordo com Manoel Junior, a estratégia é mostrar a Paraíba como parceira das duas futuras sedes no cumprimento da série de obrigações impostas pela FIFA até o mundial.

O parlamentar lembra que os investimentos que forem feitos objetivando a Copa do Mundo irão refletir, também, em uma série de benefícios que toda a população poderá usufruir.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp