POLÍTICA
Tião Gomes é eleito presidente do Conselho de Ética da ALPB
O polêmico parlamentar já quebrou decoro para evitar votação na Casa.
Publicado em 16/04/2019 às 17:40 | Atualizado em 17/04/2019 às 10:45
O polêmico deputado Tião Gomes (Avante) foi eleito para presidir a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba. A escolha foi feita entre os parlamentares presentes ao final da sessão ordinária desta terça-feira (16). Para a vice-presidência do Conselho, o presidente da Casa, deputado Adriano Galdino (PSB), escolheu o Edmilson Soares. A Comissão também será composta pela deputada Cida Ramos (PSB), além dos deputados Anderson Monteiro, Doda de Tião, Dr. Taciano Diniz, Dr. Érico, João Henrique e Ricardo Barbosa (PSB).
Tião Gomes é conhecido dentre os parlamentares pela polêmicas as quais já se envolveu, dentre elas uma atitude que tomou em fevereiro de 2015, quando desconectou os fios do painel de votação para evitar a eleição da nova Mesa Diretora. A estratégia era impedir que o voto fosse secreto. À época, Adriano Galdino, eleito presidente da Casa, disse que não iria processar o deputado. Após o episódio, os deputados tiveram que realizar a eleição através de cédulas impressas.
De acordo com o artigo 24 do Regimento Interno da ALPB, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento dos preceitos regimentais, legais e constitucionais pelos deputados, no exercício do mandato, nos termos do Código de Ética e Decoro Parlamentar, que integra este Regimento.
Tião Gomes agradeceu a confiança dos colegas deputados e prometeu empenho em favor do “bom trabalho” executado pelos parlamentares na Casa de Epitácio Pessoa. “Espero que o nosso trabalho não seja necessário para orientar ou punir nossos companheiros de parlamento, mas se for, vamos buscar trabalhar da melhor forma possível para que o nosso Código de Ética e Decoro Parlamentar seja respeitado”, afirmou.
Oitavo Mandato
Exercendo seu oitavo mandato de deputado estadual, Sebastião Tião Gomes Pereira (Tião Gomes), nasceu no município de Pombal, em 26 de janeiro de 1957, engenheiro agrônomo, foi prefeito de Areia por um mandato (1982-1988) e em todos esses anos no cargo de deputado estadual manteve sua conduta ética e honrada.
Além do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Tião Gomes é membro titular da Comissão de Controle da Execução Orçamentária e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O deputado foi vice-presidente e fez parte das mais importantes comissões da Casa, a exemplo da Administração, Serviço público e Segurança. Foi eleito mais uma vez vice-presidente para o biênio 2021|2022.
Comentários