icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Deputados aprovam Ficha Limpa; veja como bancada da PB votou

Acompanhe o comparativo do Paraíba1 de pesquisa feita no ano passado junto aos deputados federais locais com a votação ocorrida nesta terça-feira, 4 de maio.

Publicado em 05/05/2010 às 12:00

Karoline Zilah
Com informações do Congresso em Foco

O Paraíba1 acompanhou, desde novembro do ano passado, o posicionamento dos deputados federais locais sobre o projeto de Lei conhecido como “Ficha Limpa”, cujo objetivo é barrar a candidatura de políticos condenados em primeira instância por crimes considerados graves. Somente seis meses depois, nesta terça-feira (4), o texto-base do projeto foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

O portal de notícias comparou as tendências de votos anunciadas pela bancada paraibana no ano passado com a votação ocorrida ontem. Dos 12 parlamentares do Estado, apenas sete estiveram na sessão. Todos eles se manifestaram a favor da proposta, inclusive Marcondes Gadelha (PSC), que a princípio disse ser contra, mas mudou de ideia há cerca de dois meses e acabou votando a favor. Rômulo Gouveia (PSDB) estava indeciso durante a pesquisa do Paraíba1, porém se fez presente à sessão e colaborou para a aprovação.

No que diz respeito aos paraibanos que faltaram à votação, Armando Abílio (PTB) já havia se manifestado contra a proibição de candidatos “fichas sujas” nas eleições, enquanto dois deles, Wilson Santiago e Wellington Roberto, ambos do PMDB, ainda não haviam definido seus votos.

Dos 513 deputados federais, 390 participaram da sessão que aprovou o texto-base do projeto Ficha Limpa, aprovado na última noite por 388 votos. O deputado Marcelo Melo (PMDB-GO) foi o único a votar contra. Logo em seguida, ele se justificou alegando que, cansado, se equivocou ao digitar seu voto. O presidente da Câmara não votou por estar impedido regimentalmente. Outros 123 parlamentares faltaram à sessão. Ainda falta a análise dos destaques para que a proposta siga para o Senado.

Veja como votaram os deputados paraibanos:

Efraim Filho – DEM - Sim
Luiz Couto – PT - Sim
Major Fábio – DEM - Sim
Manoel Junior – PMDB - Sim
Marcondes Gadelha – PSC - Sim
Rômulo Gouveia – PSDB - Sim
Vital do Rêgo Filho – PMDB - Sim

Saiba como votariam os faltosos, segundo pesquisa feita pelo Paraíba1 com os parlamentares:

Armando Abílio – PTB – votaria contra
Damião Feliciano – PDT – a favor
Wilson Braga – PMDB – a favor
Wilson Santiago – PMDB – indefinido
Wellington Roberto – PMDB – indefinido

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp