POLÍTICA
Desembargadora toma posse na APL
Em posse prestigiada, desembargadora Fátima Bezerra passou a ocupar a cadeira de número 23 da Academia Paraibana de Letras.
Publicado em 28/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:43
A desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcanti, tomou posse, ontem à noite, como acadêmica da Academia Paraibana de Letras (ALP), passando a ocupar a cadeira de número 23, anteriormente ocupada pelo imortal Paulo Gadelha. A cerimônia foi realizada no jardim da Academia, em João Pessoa, e acompanhada por imortais, desembargadores, juízes e políticos e intelectuais.
Na solenidade, a imortal Fátima Bezerra Cavalcanti destacou a importância da participação da mulher na sociedade e fez questão de dedicar o momento às mulheres. Em relação a sua atuação enquanto imortal, a desembargadora enfatizou que pretende colaborar para fazer florescer a cultura paraibana.
“Nosso contributo maior é fazer com que esta academia abra as portas para receber homens e mulheres do Estado para que nossa cultura possa florescer e crescer cada vez mais”, disse Fátima Bezerra Cavalcanti.
A escritora de Guiadas pela Justiça e Movidas Pela Fé (2012) revelou que tomar posse na APL era um sonho acalentado desde muito pequena. “Desde que comecei a manusear com as primeiras letras, pensei em ser escritora, pensei em ser freira, agora, me transformei em imortal da Academia e confreira, então meus sonhos se realizaram e sou grata a Deus”, finalizou.
Para o presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, o ingresso de Fátima
Bezerra fortalece a presença feminina em um quadro composto por mais outras cinco mulheres. “A chegada de Fátima a Academia traz o espírito da renovação, além disso, confere pujança ao quadro feminino da APL, pois como intelectual que ela é, com sólida formação na área jurídica sempre valorizou as atribuições e responsabilidades da mulher dentro da sociedade”, declarou.
Durante a solenidade, coube ao jornalista José Nêumanne Pinto o discurso de apresentação da nova imortal eleita em julho para o posto que tem como patrono o jornalista Theodomiro Ferreira Neves Júnior.
Comentários