POLÍTICA
Desempenho será divulgado por região
Nova ferramenta utilizada pelo TRE-PB irá permitir análise de desempenho, com emissão de boletins da apuração a cada cinco minutos.
Publicado em 06/10/2012 às 12:00
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgará o andamento da apuração dos votos em cada uma das cinco zonas eleitorais de João Pessoa no primeiro turno das eleições, que acontece amanhã. Com a nova ferramenta, coligações e analistas políticos terão condições de avaliar o desempenho dos candidatos em cada região da capital. O primeiro boletim contendo os demonstrativos parciais da contagem das urnas eletrônicas deverá sair 15 minutos após o encerramento da votação. Em seguida, eles serão emitidos a cada cinco minutos até a completa totalização, que deverá acontecer às 21h.
A novidade, que será implementada na Central de Divulgação neste ano, foi anunciada ontem pelo presidente da Comissão de Totalização da Capital para as eleições 2012, o juiz eleitoral Fabiano Moura de Moura, em entrevista coletiva à imprensa. “É uma preocupação da Justiça Eleitoral tornar a apuração dos votos o mais transparente e automática possível. A divulgação do andamento da totalização por zona vai possibilitar uma análise mais complexa por parte dos cientistas políticos e sabemos também que é de total interesse dos candidatos saberem os resultados nos bairros em que eles focaram a campanha”, comenta o juiz.
As informações computadas pela junta eleitoral serão disponibilizadas para a imprensa em um comitê que está sendo montado no prédio do TRE-PB, no Centro de João Pessoa. A população também pode, como em anos anteriores, acessar as atualizações em tempo real pela internet no sistema Divulga, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com Fabiano Moura de Moura, a previsão é de que o primeiro boletim seja divulgado por volta das 17h15. “Esse é o tempo que leva para começarem a chegar as mídias, pen drives, das seções do Centro da cidade, mais próximas do cartório eleitoral. Daí em diante serão emitidos boletins atualizados a cada cinco minutos, ou menos. A Comissão de Totalização não tem interesse em represar informações, prezaremos pela celeridade e transparência na apuração do pleito em João Pessoa, que é o maior colégio eleitoral do estado”, declara o juiz.
Comentários