icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Dilma anuncia ramal da transposição para Piancó

Anúncio foi feito em uma rápida entrevista à imprensa, durante visita ao túnel Cuncas II.

Publicado em 14/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:03

A presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã de ontem, na Paraíba, a construção do terceiro ramal de entrada das águas do rio São Francisco pelo rio Piancó, no Sertão do Estado. O anúncio foi feito em uma rápida entrevista à imprensa, durante visita ao túnel Cuncas II, no município de São José de Piranhas.

Na ocasião, a presidente informou que o Ministério da Integração já foi acionado para agilizar o lançamento do edital para elaboração do projeto complementar executivo da obra e confirmou que as águas do rio São Francisco chegarão à Paraíba em 2015.

Segundo Dilma, a Paraíba é o Estado que mais será beneficiado com a transposição. Ela ressaltou que além dos eixos Leste e Norte, a Paraíba está sendo contemplada com o Canal das Vertentes Litorâneas e agora com a terceira entrada.

“Nós queríamos completar aquele trecho que sai de Jati (Ceará) e vai até Piancó. Nós vamos construir uma nova adutora e fazer com que as águas cheguem à região de Piancó. Você tem que garantir que o canal central do São Francisco traga água para a Paraíba”, ressaltou a presidente.

O terceiro braço da transposição das águas pelo rio Piancó e Coremas Mãe D’Água está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas em seu abastecimento.

Durante a entrevista, a presidenta também afirmou que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco são cruciais para garantir o melhor convívio com a seca recorrente na região. Ela ressaltou que a interligação tem envergadura especial para beneficiar 12 milhões de pessoas em Estados do Nordeste e, junto com outros projetos, será marca indelével na questão da segurança hídrica.

“As autoridades aqui têm muita consciência sobre a questão da água, por isso que o Brasil aqui está avançando. Fizemos cisternas, usamos os carros-pipa do Exército, mas o que vai ficar e vai garantir que o Nordeste tenha segurança hídrica de fato é essa obra aqui (Integração do São Francisco). No Ceará tem o Eixão das Águas, na Paraíba, o Canal das Vertentes Litorâneas, e aqui esses dois túneis serão marcas indeléveis nessa questão”, analisou Dilma.

COMITIVA

Dilma visitou as obras acompanhada dos governadores Ricardo Coutinho e Cid Gomes (Ceará), o ministro da Integração, Francisco Teixeira, os senadores Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Wilson Filho (PTB), além do ex-ministro da Integração Ciro Gomes, e o prefeito de São José de Piranhas.

Na zona rural de São José de Piranhas, Dilma cumprimentou e tirou fotos com os trabalhadores da obra. Ela não discursou e uma hora depois viajou para o Ceará.

CRÍTICAS

A presidenta alfinetou opositores que criticam a demora nas obras da transposição, que deveriam ter sido concluídas em 2012. “Acontece uma coisa engraçada no Brasil. Quem não fez desanda a cobrar de quem fez. Então, é isso que estamos assistindo. Gente que nunca fez quando estava no poder critica quem está fazendo”, criticou Dilma, acrescentando que a obra é complexa e por isso demanda mais tempo para ser concluída.

CUNCAS I EM OBRAS

O túnel Cuncas II, com quatro quilômetros de extensão, foi concluído em março deste ano e integra a Meta 3N com 81 quilômetros. Segundo o ministro da Integração, Francisco Teixeira, as obras do Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, estão em ritmo acelerado e apontam 88,9% de execução. Dos 15 quilômetros, 14,2 quilômetros já foram escavados.

De acordo com o ministro, Cuncas I é o maior túnel para transporte de água da América Latina. Nessa estrutura, 356 operários e 125 equipamentos estão mobilizados em período integral. Em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras e anunciou para 2012 a conclusão do túnel e a chegada das águas.

A Meta 3N, de 81 km, estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). A Meta apresenta 55,5% de execução e funciona 24 horas por dia. Compreende os antigos lotes 6, 7 e 14 de obras. As obras passam pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB).

No geral, o projeto da Transposição das Águas do Rio São Francisco contempla 477 quilômetros de canais, formando os eixos Norte - que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB) - e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. Atualmente, as obras da Transposição das Águas do Rio São Francisco apresentam cerca de 60% de execução.

MONTEIRO

Já a META 3L, do eixo Leste, possui 34 quilômetros. O trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L apresenta 18,1% de execução. As obras passam pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

'OBRA DARÁ SEGURANÇA HÍDRICA AO ESTADO'

O governador Ricardo Coutinho agradeceu à presidente Dilma Rousseff pela garantia da construção do terceiro braço da Transposição das Águas do Rio São Francisco pelo rio Piancó e Coremas-Mãe D´água “Eu solicitei a nova entrada em dezembro do ano passado, quando apresentei o anteprojeto ao Ministério da Integração Nacional", disse.

Ricardo ressaltou a importância da obra para os 18 municípios que possuem problemas de abastecimento. "Essa é a grande novidade, porque o governo do Estado vinha lutando há muito tempo e elaborou estudos de viabilidade técnica e econômica.

Hoje a presidenta Dilma garantiu que o terceiro eixo vai trazer as águas do São Francisco de Mauriti, no Ceará, para o açude de Condado pelo rio Piancó até Coremas-Mãe D´água", frisou o governador.

Ricardo Coutinho acrescentou que a obra significa água para beber, para irrigação, para a pecuária e para desenvolvimento da região do Semiárido paraibano. "Com a chegada das águas, a conclusão do canal Acauã-Araçagi e com o sistema adutor da Borborema, a Paraíba será o Estado do Nordeste onde as águas do rio São Francisco estarão melhor distribuídas. Todas as regiões da Paraíba terão a tão sonhada segurança hídrica ", completou.

VITAL VÊ COMPROMISSO COM REGIÃO NORDESTE

Para o senador Vital do Rêgo Filho, a visita da presidente Dilma e o anúncio da terceira entrada de água pelo rio Piancó demonstram o compromisso do governo federal com os nordestinos, especialmente com os paraibanos.

O senador também ressaltou que a transposição vai garantir a segurança hídrica necessária para o semiárido nordestino, contribuindo, assim, para ajudar o homem do campo a conviver com a seca. O acesso à água segundo o senador, é fundamental para o Nordeste, que já enfrentou períodos de longa estiagem. Para ele, a transposição do rio São Francisco já é uma realidade.

Vital, que preside a Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, revelou que a obra avançou nos últimos meses e que a presença de Dilma na Paraíba só reafirma o compromisso da presidente em ajudar o nordestino a conviver com a seca. Ele lembrou que o governo federal realizou uma série de obras para amenizar o drama da seca e que a transposição vai mudar de vez a face rural do Nordeste.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp