POLÍTICA
Dilma quer união entre Brasil e Túrquia
Dilma Rousseff defendeu ontem, em Ancara, na Turquia, que brasileiros e turcos se unam em favor de reformas de instituições financeiras e econômicas internacionais.
Publicado em 08/10/2011 às 6:30
A presidente Dilma Rousseff defendeu ontem, em Ancara, na Turquia, que brasileiros e turcos se unam em favor de reformas de instituições financeiras e econômicas internacionais. Ela se referiu ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e reclamou dos efeitos das decisões de alguns países por meio da valorização artificial de suas moedas.
Para a presidente, as articulações devem ocorrer já em novembro, durante as reuniões do G20 (que engloba as 20 maiores economias do mundo), em Cannes, na França.
"O Brasil e a Turquia podem contribuir no G20, por exemplo, para o prosseguimento das reformas nas instituições econômicas e financeiras internacionais, aumentando a participação de nossos países nas decisões que afetam diretamente nossos povos", disse a presidente, durante oo Fórum Empresarial Brasil-Turquia.
Segundo Dilma, Brasil e Turquia sofrem com as políticas monetárias expansivas do mundo desenvolvido. "Como países emergentes, somos afetados pelas políticas de reação dos países desenvolvidos à crise, notadamente à expansão monetária, praticada por alguns bancos centrais", asseverou Dilma

Comentários