POLÍTICA
Dorgival Terceiro Neto morre em hospital de JP
Ex-prefeito da capital e ex-governador do Estado sofreu um acidente vascular cerebral e estava internado; velório será no Palácio Redenção.
Publicado em 13/04/2013 às 6:00
O ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, 80 anos, faleceu ontem à noite no Hospital da Unimed, em João Pessoa.
Ele sofreu um acidente vascular cerebral e estava internado havia 30 dias, após sofrer uma parada cardíaca. O velório acontece no Palácio da Redenção, na capital, e o sepultamento será amanhã na cidade de Taperoá, no Cariri.
Dorgival exerceu os cargos de prefeito de João Pessoa, no período entre março de 1971 e julho de 1974, e de vice-governador do Estado, deixando o cargo para assumir o comando da Paraíba a partir de 14 de agosto de 1978 até 15 de março de 1979.
Ele iniciou a vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e posteriormente passou a trabalhar no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Foi um dos incentivadores da federalização da faculdade do Estado que se transformou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ainda exerceu as funções de assessor do Conselho Estadual do Desenvolvimento, procurador do Estado da Paraíba e professor de Direito da UFPB.
Enquanto intelectual, se tornou imortal ao ser escolhido para ocupar a cadeira de número 7 da Academia Paraibana de Letras. O presidente da APL, Damião Ramos, lamentou a morte do acadêmico: “O falecimento de Dorgival Terceiro Neto subtrai da Academia uma presença amiga, sincera e de um homem de alta respeitabilidade cidadã e cultural”.
Comentários