POLÍTICA
Dos 12 deputados paraibanos, apenas um vota contra CSS
Participação favorável dos parlamentares paraibanos foi fundamental numa vitória apertada na Câmara.
Publicado em 12/06/2008 às 11:04
Da Redação
Apenas um dos doze deputados paraibanos votou contra a aprovação da nova Contribuição Social para a Saúde (CSS) na última quarta-feira (11) na Câmara Federal. Nove foram favoráveis e dois não estavam presentes a sessão.
Com placar apertado de 259 votos a favor, apenas dois a mais do total necessário, a participação majoritariamente favorável da bancada paraibana foi indispensável para que a nova CPMF igressasse no Senado Federal.
O deputado federal tucano Rômulo Gouveia (foto) foi o único paraibano a se posicionar contrário ao texto.
Caso receba a aprovação do Senado, a CSS será cobrada a partir do dia 1º de janeiro de 2009 sobre todas as movimentações financeiras realizadas no país. A proposta determina que a União repasse o total da variação do PIB (Produto Interno Bruto) mais a inflação e o valor global da CSS integralmente para a saúde.
A isenção do pagamento do tributo será limitada aos trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que recebem até R$ 3.038 por mês. O projeto segue agora para votação no plenário do Senado, onde a oposição espera conseguir derrubar a criação da CSS.
Comentários