POLÍTICA
Seis urnas apresentam problemas e duas são substituídas em João Pessoa
Até às 15h50, cinco urnas apresentaram problemas durante o pleito.
Publicado em 29/11/2020 às 16:05 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:36
De acordo com último boletim do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), divulgado às 16h30 deste domingo (19), duas urnas eletrônicas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas durante a votação do segundo turno das eleições municipais em João Pessoa. No total, seis urnas apresentaram defeitos diversos, tais como atolamento, não inicialização, travamento e problema no visor e no teclado do Terminal do Eleitor.
As urnas substituídas em João Pessoa neste segundo turno foram as da seção 359, da Escola Pedro Lins Vieira de Melo, em Mangabeira, e da seção 456 da Escola Cenecista João Régis Amorim, no Geisel.
A urna que deu problema de atolamento precisou passar por ajuste ou troca de papel/bobina. Duas foram substituídas por travamento e por não inicialização. Duas delas precisaram ser reiniciadas e uma última foi reinserida informações.
O balanço da Justiça Eleitoral não é diferente do primeiro turno na capital quando a Justiça Eleitoral registrou a ocorrência apenas cinco urnas eletrônicas na cidade. Em todo o estado, após o fechamento da votação, às 17h, foram computadas 64 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas. Deste total, 45 urnas foram substituídas por apresentarem problemas técnicos. Outras 19 urnas apresentaram problemas e precisaram de soluções como reinicialização, retorno de energia elétrica, troca de tomada, troca de módulo impressor, entre outras medidas para dar continuidade ao pleito.
Ainda conforme a Justiça Eleitoral, ainda não houve nenhum registro de crime eleitoral.
* Matéria atualizada às 16h para acrescentar uma nova urna com problema
Comentários