icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Durval revela acordo com Cartaxo para ficar na presidência da CMJP

Presidente planeja se eleger por um biênio e abrir a Mesa para outro aliado do prefeito. 

Publicado em 18/10/2016 às 13:47

A despeito da disputa interna pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o atual presidente, Durval Ferreira (PP), deu como certa, nesta terça-feira (18) a sua manutenção no posto, pelo menos para o próximo biênio. O vereador revelou que firmou um acordo pelo cargo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), em troca de apoio do PP ao seu projeto de reeleição.

O acordo citado por Durval, no entanto, não foi confirmado pelo prefeito Luciano Cartaxo, que se encontra em Brasília. Segundo a Secretaria de Comunicação, o foco do prefeito neste momento é investir na gestão, é ir a Brasília em busca de recursos, é inaugurar as obras que estão em andamento na cidade. Disse ainda que somente em novembro vai começar a se preocupar sobre uma possível nova composição do secretariado e eventual composição da mesa diretora da Câmara, ressaltando que o Legislativo é um poder autônomo.

Seguro do que afirmou, Durval destacou que, “na construção desse apoio realmente o prefeito se comprometeu a primeira Mesa ser do PP”, fazendo referência à aliança com Cartaxo desde a sua primeira eleição para prefeito da capital. “Somos aliados de Cartaxo desde a primeira hora. A primeira eleição de Cartaxo o PP ficou junto com ele. Se a gente não fica ele nem teria sido candidato, porque nem o partido dele aceitava e depois aceitou”, completou.

Apesar das declarações, Durval ainda encontra resistência na base aliada do prefeito na Casa, em especial com a bancada tucana, composta pelos vereadores Eliza Virgínia, Luís Flávio e Marcos Vinícius, este último na corrida pela presidência da Câmara. Dos três, Luíz Flávio é o único que tenderia a abandonar o ninho e votar com Durval. Para ele, em time que está ganhando não se mexe. “O único problema de Durval é que Eliza ainda está muito resistente e defende Marcos para presidente. Vamos esperar”, afirmou.

O presidente Durval Ferreira ainda tem como obstáculos ao cumprimento do acordo as articulações da bancada oposicionistas, que tem como candidatos os vereadores Lucas de Brito (PSL), Bruno Farias (PPS) e até o novato Léo Bezerra (PSB).

Segundo o atual mandatário do cargo, a preço de hoje ele já tem 13 votos certos e outros quatro fechados “de boca”. A expectativa de Durval é que após o encontro com o prefeito Luciano Cartaxo, depois que ele retornar de uma viagem oficial à Brasília para conseguir emendas da bancada ao Orçamento da União, seja instalada a harmonia entre os integrantes da bancada para selar o acordo da dobradinha dele no primeiro biênio e quem sabe Marcos Vinícius nos outros dois últimos anos. “A única coisa certa é que não vou ficar mais de dois anos na presidência da Casa. Da segunda não vou participar”, assegurou, ressaltando que pretende disputar em 2018 a eleição para deputado federal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp