POLÍTICA
Economia sofre pela falta de infraestrutura
Serviço público é uma das fontes de renda, comércio e indústria não são desenvolvidos e educação é deficiente.
Publicado em 13/05/2012 às 6:30
Monteiro é uma daquelas cidades que as pessoas vão para o centro em dia de feira ou de festa. O comércio é pouco desenvolvido. A cidade conta apenas com 25 empresas instaladas, segundo a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).
A falta de investimento no comércio pode ser explicada pela falta de infraestrutura de Monteiro. O município também carece de restaurantes e hotéis.
O serviço público é uma das fontes de trabalho em Monteiro.
Mas, alguns trabalhadores mostram a falta de preparo para assumir determinados cargos. Exemplo disso é da ex-professora Maria de Fátima Marques de Lima, 33, que mesmo sem ter concluído o ensino médio, ensinava a alunos do programa do Ministério da Educação, Brasil Alfabetizado. “Como não tinha terminado os estudos, fui retirada da função”, comentou. Agora ela pretende terminar a segunda etapa da escola através da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e ingressar na faculdade.
A deficiência de profissionais capacitados reflete nas escolas públicas da cidade, que teve o Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb) em 2009, de 3,7 para 5º ano e de 3,2 para 9º ano do ensino fundamental. Duas médias abaixo da média nacional. Na cidade foram instalados um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Comentários