POLÍTICA
Efraim elogia Flávio Bolsonaro e defende unidade na direita em 2026: ‘É a mesma agenda’
Senador defendeu conciliação com outros nomes da centro-direita, a exemplos de Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado.
Publicado em 08/12/2025 às 17:39

Pré-candidato ao Governo do Estado da Paraíba, o senador Efraim Filho (União), elogiou nesta segunda-feira (08), a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, na disputa pela Presidência da República, e defendeu unidade com outras forças da centro-direita.
Ao Jornal da Paraíba, Efraim classificou como ‘competitiva’ a pré-candidatura do filho de Bolsonaro, indicando também que a agenda política de Flávio tem semelhanças com as ideias que ele defende em âmbito local. A declaração reforça a possibilidade de um palanque de Flávio e Efraim na Paraíba, caso a atual conjuntura persista.
“O mais importante é a agenda, a defesa da vida, da família, da segurança pública e força no combate ao crime organizado, estímulo ao setor produtivo com uma carga tributária menor. E esta agenda também é a agenda de Flávio Bolsonaro”, disse.
A abertura ao nome de Flávio não ocorre à toa. Líder do União Brasil, o senador Efraim Filho vai para a disputa ao Governo numa aliança com o PL, do pré-candidato ao Senado Marcelo Queiroga.
A dobradinha foi ‘abençoada’ pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em agenda na Paraíba, e pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
Unidade na direita
Apesar do elogio ao nome de Flávio, o senador paraibano também espera que haja ‘unidade’ no campo da direita.
Recentemente, Efraim havia elogiado o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cuja pré-candidatura agrada a maioria dos partidos de centro. Além disso, facilitaria a conjuntura de alianças localmente.
Efraim Filho também é do mesmo partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que está na disputa pelo Palácio do Planalto, e que ainda tenta se viabilizar dentro e fora do partido como nome competitivo.
Na visão de Efraim, “é essencial” que Flávio concilie a pré-candidatura com outras forças de centro-direita, a exemplos de Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD).
Na Paraíba, a pré-candidatura de Flávio também recebeu apoio entusiasmado das principais lideranças da direita paraibana, a exemplo do presidente estadual do PL, Marcelo Queiroga, e do deputado federal Cabo Gilberto.
As bancadas conservadoras na Câmara Municipal de João Pessoa e na Assembleia Legislativa da Paraíba também elogiaram a pré-candidatura. O desafio, a partir de agora, será a ampliação de alianças com o "Centro", bem como avançar ne eleitorado com esse perfil.

Comentários