Eleição para reitoria da UFPB: entenda como funciona

Três chapas estão confirmadas para o pleito deste ano. Após a eleição para reitoria da UFPB e sinalização do presidente da República, o novo reitor ou nova reitora terá pela frente um mandato de quatro anos.

UFPB. (Foto: Divulgação/UFPB).

A comunidade universitária se prepara para uma nova eleição para reitoria da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Três chapas estão confirmadas para o pleito deste ano. Após a eleição e sinalização do presidente da República, o novo reitor ou nova reitora terá pela frente um mandato de quatro anos. O processo eleitoral, no entanto, tem regras específicas. O Jornal da Paraíba explica abaixo alguns pontos.

Quando será a eleição para reitoria da UFPB?

A votação, chamada de consulta, está marcada para 25 de abril e acontecerá em apenas um turno. Os votos serão computados de forma presencial em urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). O resultado deve sair no mesmo dia.

Quem pode votar?

Poderão participar da eleição para reitoria da UFPB três categorias:

  • Alunos
  • Professores
  • Servidores técnico-administrativo

De acordo com a Resolução aprovada pelo Conselho Superior (Consuni) da UFPB, este ano haverá paridade de votos entre professores, técnicos administrativos e estudantes, e o uso de urna eletrônica.

Qual o papel da presidência da Repúblico na consulta?

Diferente de outros processos eleitorais, a eleição para reitoria da UFPB (e também em outras universidades) não garante que o mais votado assuma o cargo. Após a homologação do resultado final da votação, uma lista com os três primeiros colocados (lista tríplice) é encaminhada pelos Conselhos Superiores ao Governo Federal, para que o presidente escolha quem assumirá como reitor.

Os participantes da consulta serão listados em reunião unificada entre o Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, marcada para o dia 12 de junho. A partir desse encontro, será preparada a lista tríplice que será encaminhada ao MEC (Ministério da Educação).

A lista deve ser encaminhada ao MEC em até 30 dias após a reunião unificada dos conselhos superiores.

Quando o(a) novo(a) reitor(a) assume?

O novo representante escolhido na eleição para reitor da UFPB deverá tomar posse em novembro de 2024.

Conheça os candidatos à reitoria da UFPB

  • Chapa 1 – “UFPB: inovação com inclusão” – Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega;
  • Chapa 2 – “Conecta UFPB” – Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga;
  • Chapa 3 – “Avança UFPB” – Valdiney Veloso Gouveia e Rita de Cássia de Faria Pereira.

Cronograma da eleição para reitoria da UFPB

  • Inscrições de chapas: 1º e 3 de abril
  • Campanha: 4 e 24 de abril
  • Votação: 25 de abril
  • Resultado: 25 de abril
  • Reunião de preparação para a lista tríplice: 12 de junho
  • Posse: novembro de 2024

Relembre a consulta de 2020

A última eleição para reitoria da UFPB aconteceu há quatro anos, em 2020.

O professor Valdiney Veloso Gouveia foi empossado como reitor da instituição em dezembro do mesmo ano. A posse foi dada pelo ministro da Educação da época, Milton Ribeiro, de forma remota.

Já a cerimônia de transmissão de cargo aconteceu no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), após o novo reitor e convidados serem recebidos por manifestantes, que fizeram um protesto com cartazes e palavras de ordem e atiraram ovos.

A nomeação de Valdiney não foi bem recebida pela comunidade acadêmica, tendo em vista que ele foi o menos votado na consulta pública, com 106,496 pontos. Já a professora Terezinha Domiciano, primeira colocada, teve 964,518 da soma ponderada e normalizada dos votos. No entanto, Valdiney foi o indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Diversos protestos liderados por estudantes aconteceram após a posse do atual reitor.