POLÍTICA
Eleições 2018: Centro de Comando e Controle vai ter sedes em JP, CG e Patos
Instalação de CCCs é discutida em reunião com presidente do TRE, juízes e Forças de Segurança da Paraíba.
Publicado em 06/06/2018 às 17:22 | Atualizado em 10/03/2023 às 14:01
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai baixar uma portaria que institui na sede da Corte um Centro de Comando e Controle (CCC), responsável pelo gerenciamento e distribuição de demandas relacionadas à segurança das Eleições 2018, com jurisdição nas 68 zonas eleitorais do Estado da Paraíba.
O centro atuará de forma descentralizada, com sedes nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, responsáveis pelo acolhimento das demandas de segurança emanadas dos três grupos de zonas eleitorais, agregadas conforme localização geográfica.
Os centros serão integrados por servidores representantes, devidamente designados pelos dirigentes das respectivas instituições, da Justiça Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e até as Forças Federais, se forem convocadas. Ainda serão designados os juízes diretores dos Fóruns Eleitorais de João Pessoa, Campina Grande e Patos como elos entre os representantes das instituições referenciadas e o Tribunal Regional Eleitoral.
O anúncio foi feito durante reunião, na terça-feira (5), comandada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, com os representantes dos Órgãos de Segurança e membros da Corte e do Ministério Público Eleitoral.
Planejamento
A reunião foi aberta pelo desembargador Romero Marcelo, que convidou a servidora Suênia Bernardo Carneiro, Assessora de Planejamento, Estratégia e Gestão, para apresentar o Projeto do Plano Estratégico de Segurança para as Eleições 2018. Suênia Bernardo, expôs em sua apresentação as atividades com definições de requisitos juntos às Forças de Segurança, incluindo reuniões com juízes eleitorais, apresentação das estratégias, e a instalação dos Centros de Comando e Controle que estarão localizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, encerrando com a amostragem do resultado positivo da avaliação das Eleições de 2016.
Todos os representantes da Segurança, manifestaram verbalmente o compromisso de se integrarem à Justiça Eleitoral com total apoio ao propósito democrático das Eleições Gerais de 2018, elogiando a iniciativa da Presidência.
Dos órgãos de Segurança, participaram da reunião o general de Brigada Marcelo Arantes Guedon, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro; o Inspetor Roosevelt Barbosa, representando a Polícia Rodoviária Federal; o superintendente da Polícia Federal, André Viana Andrade; o coronel Adielson Pereira de Araújo, representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; o coronel Lamark Victor Donato, representando a Polícia Militar; o coronel Jair Cardoso Bastos, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar; e o delegado Antônio Braine, representando a Polícia Civil.
Comentários