icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Eleições do PT decidirão rumo do partido na PB

Charliton Machado, Lenildo Morais e Luiz Couto disputam presidência.

Publicado em 03/11/2013 às 8:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37

O direcionamento do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba nas eleições de 2014 será definido no próximo domingo (10), quando 19 mil filiados vão às urnas durante o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido. Na disputa pela presidência do diretório estadual, Charliton Machado, Lenildo Moraes e Luiz Couto podem levar o PT a caminhos opostos: da construção de uma candidatura própria ao governo a uma aproximação com o PSB do governador Ricardo Coutinho.

O professor Charliton Machado e o vice-prefeito de Patos, Lenildo Moraes, poderiam estar no mesmo palanque, quando defendem a candidatura majoritária do PT ao governo do Estado com o objetivo não só de fortalecer o partido na Paraíba, mas dar maior sustentação ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Já o deputado Luiz Couto, segundo o analista Jaldes Meneses, seria o candidato que mais representa mudança na linha política do partido, porque contraria a opinião da bancada estadual quanto às alianças. Embora reafirme sistematicamente que a sua prioridade é eleger Dilma para mais um mandato, o deputado Luiz Couto não nega apoio institucional ao governador Ricardo Coutinho (PSB), o que poderia aproximar o PT do PSB de Eduardo Campos.

Para Jaldes Meneses, o professor Charliton Machado construiu a candidatura mais forte da disputa, já que tem o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e do atual presidente do diretório estadual, Rodrigo Soares. “Ele está inserido na chapa que tem a liderança de Ruy Falcão no cenário nacional (Construindo um Novo Brasil) e defende a coligação PT, PP e PSC no Estado. Sua vitória representa a continuidade na política do PT, associada ao prefeito Luciano Cartaxo”, afirmou.

A candidatura de Charliton, inclusive, faz dobradinha com a do irmão do prefeito de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, que disputa a presidência do diretório municipal. “Trata-se de uma candidatura de continuidade, comprometida com os rumos que estão sendo tomados pelo partido. A vitória seria consequência direta da articulação que se formou em 2012, na candidatura de Luciano Cartaxo”, completa o cientista político Rodrigo Freire. Charliton conta, ainda, com apoios como a do deputado Anísio Maia, o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Campina Grande Peron Japiassu e Socorro Ramalho.

Já o candidato da corrente “Movimento PT”, Lenildo Moraes, conta com a articulação de esquerda do PT, com nomes como o deputado Frei Anastácio e Gilcélia Figueiredo e Josenilton Feitosa. “São pessoas que participaram ativamente da candidatura de Luciano Cartaxo, que optaram por descolar do PSB e do governador. O grupo, entretanto, decidiu criar uma alternativa autônoma, colocando o nome de Lenildo Moraes”, analisa Rodrigo Freire.

O cientista político Jaldes Meneses lembra que o grupo que reúne a esquerda do PT tem reiteradamente perdido as eleições do PED. “Lenildo não mudaria muita coisa e jogaria força no chamado blocão (PT, PP e PSC), mas seria arredio em relação às diretrizes do diretório nacional – o grupo de Lula e Dilma”, analisa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp