icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Em clima de "acordo", CMJP vota LOA hoje

Demora para votar a matéria, que há mais de uma semana está apta para ir a plenário, já suscita especulações sobre supostas articulações entre o Executivo e o Legislativo.

Publicado em 28/12/2011 às 8:00


Às vésperas do fim de ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2012, finalmente será votada hoje pelos vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A demora para votar a matéria, que há mais de uma semana está apta para ir a plenário, já suscita especulações sobre supostas articulações entre o Executivo e o Legislativo, envolvendo também a apresentação de emendas parlamentares e a aprovação de projetos da prefeitura. É que outros projetos de iniciativa do Executivo municipal que tramitam na Casa devem ser incluídos na pauta de hoje, como o projeto que altera o macrozoneamento urbano da capital e a criação de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social).

O projeto que “autoriza o Poder Executivo municipal a proceder alterações nas poligonais dos mapas de macrozoneamento e delimitação do perímetro urbano”, por exemplo, não foi sequer divulgado nem dado conhecimento à maioria dos vereadores, sobretudo aos que integram a oposição. Mas o presidente da Câmara, vereador Durval Ferreira (PP), informou, ontem, que a matéria irá para votação hoje. “Está na Casa e estamos aguardando para colocar todos os projetos de uma vez só”, afirmou Durval.

A vereadora de oposição Eliza Virgínia (PSDB) revelou seu estranhamento aos sucessivos adiamentos à votação da LOA, afirmando que foi à Câmara, ontem, pronta para votar a LOA, mas acabou não havendo nenhuma votação. Na última quinta-feira, 22, o projeto do orçamento 2012 já se encontrava pronto para ser votado, mas a Câmara decretou ponto facultativo, alegando as festas de Natal. Além da LOA, o projeto que trata da revisão do Plano Plurianual (PPA) também será votado hoje. Ambas as matérias chegaram à Câmara Municipal em 30 de setembro.

O líder da oposição, vereador Fernando Milanez (PMDB), disse que alguns vereadores devem discutir a destinação de verbas para alguns setores, através da apresentação de emendas.

“Vamos tentar fazer um debate, tirar verbas de um setor para o outro e deixar que ele (o prefeito) decida”, adiantou. “Eu vou prestigiar a comunicação, o que é bom do governo tem que ser divulgado. Agora, tem que ser divulgado com parcimônia e com órgãos que realmente cheguem até a população. Você não pode fazer da verba de comunicação, política”, disse Milanez.

Para ele, a área de educação tem que ser priorizada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp