POLÍTICA
Em entrevista, Kumamoto foca discurso na saúde
Candidato a vice de Cícero Lucena (PSDB) também comentou a decisão da Justiça sobre coligação.
Publicado em 30/07/2012 às 15:44
Com discurso focado na saúde, o candidato a vice-prefeito Ítalo Kumamoto (PSC) foi o quarto entrevistado na Paraíba FM, nesta segunda-feira (30). Respondendo às perguntas dos jornalistas e ouvintes, o médico que completa a chapa do senador Cícero Lucena (PSDB) à prefeitura de João Pessoa criticou a forma que as gestões do PSB tratam a saúde, tanto no âmbito municipal quanto no estadual.
“PSF [Programa de Saúde da Família, hoje Unidade de Saúde da Família - USF] quando tem médico não tem enfermeiro, quando tem enfermeiro e médico não tem medicamento e quando a equipe está completa falta alma, falta amor, falta respeito pelo cidadão”, reclamou Kumamoto. “Porque antes de ser político, eu sou médico. E antes de ser médico, sou cidadão, e sinto uma indignação e frustração muito grande com o quadro da saúde”.
O candidato ainda criticou a terceirização do Hospital de Trauma de João Pessoa e disse que, como consequência, outros hospitais estão ficando sobrecarregados com pacientes vindos de lá. Kumamoto também aproveitou a oportunidade para enfatizar que vai valorizar todos os profissionais da saúde.
Sobre a recente decisão do juiz Fabiano Moura de Moura, titular da 64ª Zona Eleitoral da Paraíba, pela manutenção do PSC na coligação com o PSDB, Kumamoto considerou certa e “dentro do espírito democrático”. “Foi consolidada pela presença dos coligionários que estiveram na convenção e tiveram coragem de se levantar contra o PT”, declarou. “Quanto mais eles tentam me tirar da candidatura, mais Cícero cresce na opinião pública”, comentou em relação ao PT, que ja anunciou que vai recorrer da decisão.
O último dia de entrevistas com candidatos a vice-prefeitos acontece na próxima quinta-feira (2), às 14h, com Tavinho Santos (PTB). O candidato Nonato Bandeira (PPS) foi o primeiro a passar pela rodada de perguntas dos jornalistas da Paraíba FM e dos ouvintes, seguido por Ana Júlia (PSOL) e Efraim Filho (DEM).
Propostas
Saúde
Além das várias propostas de melhorar as USFs, valorizar os profissionais da saúde e não deixar faltar medicamento, Kumamoto informou que sua chapa vai criar centros de referência para pessoas que precisem de serviços especializados em odontologia. Ele também declarou que há um projeto, que ainda vai ser estudado com base na lei e no orçamento, de inserir ginecologistas nas USFs. “Entrei nessa caminhada como missionário da saúde, como um guerreiro da esperança”, disse.
Educação e esporte
O médico disse que vai investir em escolas de tempo integral e ensino profissionalizante. Ele também enfatizou que vai trabalhar com bolsa atleta, criar um projeto de voluntários chamado Caravana da Esperança e executar maratonas escolares na rede municipal.
“Muitas crianças vão para escola porque têm alimento. Não têm educação de tempo integral, não recebem uma educação cidadã. Temos que preparar para ser cidadão, dar condições de desenvolvimento. Na escola, tem que ter psicólogo, assistente social e integração com a família”, explicou.
Turismo
Kumamoto tem uma proposta de capacitar profissionais que lidam com o turismo para receber bem os entrangeiros. Para isso, taxistas e recepcionistas, por exemplo, devem passar por cursos para que possam dar uma assistência mínima a visitantes de outros países. Ele também criticou a falta de estrutura para receber turistas diferenciados, como a ausência de resorts e grandes hotéis de cinco estrelas em João Pessoa. “Vamos melhorar a infraestrutura para que possamos realmente crescer com sustentabilidade”, comentou.
Comentários