POLÍTICA
Entenda como se criou a ligação política entre Ricardo e Agra
Os dois são donos de históricos políticos diferentes mais estão diretamente ligados. Eles têm a responsabilidade de administra o Estado e a Prefeitura de João Pessoa.
Publicado em 28/06/2011 às 9:30
Jhonathan Oliveira
A Paraíba vive hoje um momento político único em sua história. Pela primeira vez um partido considerado de esquerda, o PSB, governa o Estado e a Prefeitura da Capital. No comando das administrações estão Ricardo Coutinho e Luciano Agra, respectivamente. dois nomes com históricos políticos diferentes mais que estão diretamente ligados.
Ricardo é dono de um currículo de fazer inveja a qualquer político. Vereador de João Pessoa por duas vezes (1992 e 1996), deputado estadual também por dois mandatos (1998 e 2002). Em 2004 ele deixa o mandato na Assembleia para concorrer à Prefeitura de João Pessoa pela primeira vez e caba eleito com uma expressiva votação. Ao assumir o cargo, Ricardo inicia sua a relação política com Luciano Agra.
Preferindo indicações técnicas para algumas secretarias da Prefeitura, Ricardo escolhe o arquiteto e professor da Universidade Federal da Paraíba, Luciano Agra, para gerir a Secretaria de Planejamento. Antes de assumir a pasta no executivo municipal, ele já havia trabalhado como arquiteto nas prefeituras da Capital e Campina Grande e também ocupou o cargo no Governo do Estado da Paraíba.
Na secretaria de Planejamento, Agra acaba se tornando um dos homens de confiança de Ricardo. Nas eleições de 2008 o prefeito surpreende e escolhe o arquiteto como candidato na sua chapa para a disputa pela reeleição. Na época esperava-se que o nome do vice saísse do PMDB, partido que era o principal aliado de Ricardo.
Em 31 de março de 2010, quando Ricardo se afastou da Prefeitura de João Pessoa para disputar o Governo do Estado, Agra foi alçado a condição de prefeito. E agora conta com o apoio do governador para buscar à reeleição em 2012.
Comentários