icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Escândalos envolvendo o PT motivaram a saída de Cartaxo

Prefeito Luciano Cartaxo anuncia filiação ao PSD para "não prejudicar João Pessoa". Convite já havia sido feito há mais de dois meses pela direção municipal do PSD.

Publicado em 17/09/2015 às 13:02

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), anunciou oficialmente a saída do Partido dos Trabalhadores (PT) e sua filiação ao PSD durante entrevista coletiva realizada no começo da tarde desta quinta-feira (17). O motivo, segundo ele, são os escândalos envolvendo o PT e as possíveis consequências para a capital paraibana. A saída foi confirmada pelo presidente estadual do PT, Charlinton Machado, que recebeu uma ligação de Cartaxo por volta das 12h30, anunciando a desfiliação.

"Essa decisão foi muito bem pensada, conseguimos fazer uma leitura clara do cenário para tomar uma decisão clara e equilibrada e a decisão de sair do PT e se filiar ao PSD tem como razão fundamental a cidade de João Pessoa não queremos deixar nada prejudicar nossa cidade". Em seguida completou que outra razão é a situação do PT no cenário nacional. "Com todos os escandalos envolvendo o Partido dos Trabalhadores, temos a clareza que João Pessoa não deve ser prejudicada, temos decisão muito clara, tomada, porque nós entendemos que não podemos ser penalizados pelos erros do PT em âmbito nacional", destacou.

Segundo Raíssa Lacerda, presidente muncipal do PSD, as conversas já vinha há algum tempo. "Há dois meses eu tinha feito o convite ao prefeito, acho que na época ninguém deu credibilidade, mas está se concretizando, através das articulaçãos da nacional com nosso presidente Kassab, que é aliado do PT em nível nacional e através do nosso deputado federal Rômulo Golveia".

Na mesma entrevista coletiva também foi anunciado que o presidente do diretório municipal do PT e irmão de Luciano, Lucélio Cartaxo, também anunciou a saída do partido. No final da manhã de ainda, a entrega do cargo da presidência da Companhia Docas, que administra o Porto de Cabedelo, ao governador Ricardo Coutinho.

Repercussão negativa entre membros do PT

O presidente estadual do PT, Charlinton Machado, lamentou a saída de Cartaxo e disse que "ninguém se elege sozinho e a eleição para a prefeitura de João Pessoa foi um sonho partidário, ele está abrindo mão desse sonho. É lamentável". Machado disse ainda que o argumento de escândalo não tem sustentação.

A direção estadual do partido se reúne na manhã desta sexta-feira (18) para discutir os rumos do partido na Paraíba. Segundo Machado, o partido não recebeu nenhum pedido formal de desfiliação.

"É uma decepção para o partido e para os movimentos sociais", afirmou o integrante da direção estadual do PT e delegado do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Gonzaga Júnior. Segundo ele, a executiva petista vai avaliar a decisão de Luciano e a tendência é que o PT saia da gestão de João Pessoa e se articule com os partidos de esquerda.

Um outro dirigente petista, que preferiu não se identificar, pegou mais pesado com o agora ex-companheiro de partido, o chamou de 'traidor' e disse que a situação dos filiados que têm cargo na prefeitura ficará insustentável. "Quando o barco está afundando os ratos são os primeiros a fugir", afirmou, criticando o prefeito.


Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp