POLÍTICA
Estado exonera Gualberto e nomeia outro secretário para o cargo
Luiz Antônio Gualberto pediu exoneração depois de interditar Estação Ciência e ter atitude reprovada pelo governador. Secretário de Recursos Hídricos vai acumular a pasta.
Publicado em 30/12/2009 às 7:40
Karoline Zilah
Com infromações da Secom-PB
O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30) publicou a exoneração de Luiz Antônio Gualberto, ex-diretor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Ele pediu para deixar o cargo depois do mal estar causado quando o governador José Maranhão (PMDB) considerou um equívoco a interdição da Estação Cabo Branco, Ciência – Cultura e Artes, pela Sudema.
Quem assume o lugar de diretor superintendente deixado por Gualberto é Elozío Henrique Henriques Dantas, que já passou por esta experiência em março deste ano, quando foi nomeado para exercer dois cargos simultaneamente: secretário executivo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e superintendente da Sudema.
Eloízio Henrique é engenheiro e funcionário de carreira da Sudema. Já ocupou o cargo de auditor ambiental e pela terceira vez assumirá a direção do órgão. Ele comentou que dará continuidade aos trabalhos de preservação do meio ambiente desenvolvidos pela Sudema.
“O governador José Maranhão determinou prioridade nos projetos e nossa primeira ação é agilizar o Programa de Capacitação de Gestores Ambientais, que já está em andamento no Ministério do Meio Ambiente, em parceria com 60 municípios”, comentou Eloizio, ressaltando ainda que o projeto tem a finalidade de capacitar técnicos para realizar gestão ambiental nos devidos municípios.
Ele disse também que a chegada do verão merece atenção especial e o Programa Operação Praia Limpa vai atuar com uma equipe itinerante disponibilizando informações importantes sobre a manutenção do maior bem ambiental e natural de João Pessoa, as praias.
Entenda o caso
A Estação Ciência, pertencente à Prefeitura de João Pessoa, teve todas as suas atividades suspensas no último sábado (26) por falta de licença de operação ambiental, principalmente devido a uma questão de esgotamento sanitário superficial. O governador alegou que não havia sido comunicado previamente e considerou o ato exagerado, tendo em vista o período de intenso fluxo turístico na Capital.
No domingo (27), o juiz plantonista José Geraldo Pontes concedeu uma liminar determinando a reabertura da Estação Ciência.
Atualizada às 9h50.
Comentários