icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ex-parlamentares tentarão retornar à vida pública nas eleições de 2016

Jogados ao ostracismo da política, ex-parlamentares querem retornar para a Câmara. Toinho do Sopão e Aníbal Marcolino estão entre eles.

Publicado em 22/12/2015 às 8:00

A eleição do próximo ano é uma oportunidade para ex-deputados e ex-vereadores voltarem à cena política. Muitos já estão de olho em uma das 27 cadeiras da Câmara Municipal de João Pessoa. Entrar na disputa eleitoral com os vereadores com mandato não é tarefa fácil, mas eles contam com a experiência política e apoio de lideranças em suas bases eleitorais.

O ex-vereador Tavinho Santos, suplente do senador Raimundo Lyra (PMDB), é uma das apostas do PSB para ampliar a bancada na Câmara. Em janeiro, Tavinho foi nomeado pelo governo do Estado para a diretoria de Operações da Empresa Paraibana de Abastecimentos e Serviços Agrícolas (Empasa). A recompensa veio depois de apoiar a candidatura do governador Ricardo Coutinho (PSB) no segundo turno das últimas eleições. O ex-vereador também preside o tradicional Esporte Clube Cabo Branco. Além de vereador, Tavinho foi presidente da Câmara Municipal de João Pessoa nos anos 1990.

Também pelo PSB, a ex-vereadora Sandra Marrocos deve brigar por uma vaga na Câmara de João Pessoa. A socialista disputou nas últimas eleições de 2012 para um segundo mandato na Casa, mas não conseguiu se reeleger. Ao iniciar seu segundo governo, Coutinho aproveitou a correligionária como presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Militante do movimento feminista, Marrocos espera contar com as lutas das minorias para garantir seu retorno ao parlamento mirim.
O ex-deputado Toinho do Sopão também quer voltar à cena política, dessa vez pelo PTdoB. O ex-deputado não conseguiu se reeleger na última eleição e atribuiu o fracasso das urnas a “boatos e calúnias”. Ele espera que os mais de 4 mil votos que recebeu na capital garantam uma cadeira na Casa.

Com o fim do mandato, o projeto social de distribuição de sopa que o ex-deputado mantinha há 13 anos foi paralisado. Ele condiciona o retorno do projeto à sua volta ao parlamento. “Antes de ser deputado, eu mantinha o projeto com dinheiro que eu arrecadava. Depois do mandato, as pessoas passam a ver você com outros olhos. Ouvi muita crítica e humilhação”, disse. Toinho garante que, se for eleito, volta a distribuir as sopas. Durante o mandato de deputado, ele ampliou de 250 para 2 mil refeições por dia.

Também sem ter conseguido se reeleger na Assembleia, o ex-deputado Aníbal Marcolino pretende entrar na disputa por uma cadeira na Câmara da capital. O médico, que já pertenceu ao PSL e ao PEN, agora espera vencer as eleições 2016 pelo PSD, do deputado Rômulo Gouveia. Marcolino, entretanto, não descarta mudar de partido até o dia 2 de abril, que é o prazo final para filiação partidária dos pretensos candidatos. “Tive 20 mil votos, mais do que muitos candidatos que estão hoje na Assembleia, mas por questão de legenda não consegui uma vaga. Tenho encontrado com muita gente que me pede para ser candidato", disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp