icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Fim do prazo: eleitores fazem longas filas para regularizar situação eleitoral

O prazo final vai até a próxima quarta-feira (4). Centenas de eleitores esperam horas em filas para regularizar o documento.

Publicado em 29/04/2016 às 13:09

A quatro dias úteis do fim do prazo para regularizar a situação eleitoral, a fila da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), no bairro de Tambiá, em João Pessoa, se tornou quilométrica. Centenas de pessoas acordaram cedo para tentar realizar serviços como tirar o título pela primeira vez, fazer o cadastramento biométrico e transferir o documento para a capital paraibana. Esse foi o caso de Socorro Alves, que chegou às 9h30 no local e encontrou cerca de 100 pessoas a sua frente. “Me surpreendi demais com o tamanho dessa fila, não sei nem se eu vou ser atendimento até 14h, que é o limite do horário de atendimento”, reclamou a dona de casa.

Já a estudante Thaísa Gregório, de 18 anos, foi tirar o título eleitoral pela primeira vez. “Só vim porque agora o meu voto é obrigatório porque se não fosse isso, do jeito que estão as coisas, é melhor nem votar”, revelou a estudante, que já tentou tirar o documento três vezes. “Da última vez que eu vim aqui o fórum estava fechado. Nas duas primeiras, eu desisti porque a fila estava muito grande”, completou.

A professora Maria de Fátima Lourenço tirou o dia de folga para resolver a documentação dela e do filho, que vai votar pela primeira vez este ano. “Chegamos aqui por volta das 8h e tivemos que procurar o final da fila, de tão grande que estava. Vamos ficar até a hora que terminarem o atendimento para ver se conseguimos ser atendidos hoje”, declarou.

O prazo final para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral é na próxima quarta-feira (4). Além do Fórum Eleitoral, desde a última segunda-feira (25), os eleitores também tem a opção de serem atendidos em um posto instalado na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), na Avenida Princesa Isabel, também no bairro do Tambiá. Lá foram disponibilizados 15 guichês equipados com computadores, câmeras e o atendimento é realizado de segunda a quinta, das 12h às 19h e nas sextas das 8h às 14h. Juntos, os dois postos atendem cerca de 1300 pessoas diariamente.

Documentos necessários

As pessoas que querem tirar o título eleitoral pela primeira vez devem levar um documento oficial com foto, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem com mais de 18 anos) e comprovante de residência, que não deve ser inferior a três meses. Já para a transferência, o eleitor deve levar apenas o documento oficial com foto e comprovante do atual endereço. Para conferir a situação eleitoral, as pessoas devem entrar no site do TRE-PB, na aba “Eleitor”, e depois clicar em “Situação Eleitoral”. A consulta pode ser feita através do nome ou utilizando o título eleitoral.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp