icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Francisco Falcão assume STJ

Dirigentes do Superior Tribunal de Justiça tomam posse amanhã. Falcão será o novo presidente e Laurita Vaz, vice-presidente.

Publicado em 31/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:12

Os ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz tomam posse amanhã, em Brasília, nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade vai acontecer no Pleno do tribunal, às 17h, e contará com a presença de autoridades dos três poderes da República, incluindo a presidente Dilma Rousseff, do presidente do Senado, Renan Calheiros, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot e dos presidentes de todos os tribunais superiores.

A cerimônia de posse terá duração de cerca de uma hora. De acordo com a assessoria de Comunicação do STJ, o ministro Falcão não se pronunciará sobre o desafio de assumir a presidência do tribunal antes da cerimônia de posse, que também contará com pronunciamentos do ministro Ari Pargendler, do procurador-geral da República, e do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Também estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti; o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e o defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova.

Do meio jurídico, também confirmaram presença os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo Costa; e da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek. Líderes políticos, representantes da comunidade jurídica e da sociedade civil também participarão da solenidade.

O ministro Francisco Falcão é pernambucano e atua na corte há 15 anos. Ele é filho de Djaci Falcão, magistrado paraibano que foi juiz no interior de Pernambuco e chegou à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), onde atuou por 22 anos. Nos últimos anos, durante a gestão do ministro Joaquim Barbosa, Francisco Falcão foi corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse período, cumpriu a promessa de uma atuação implacável contra o que chamou de “meia dúzia de maçãs podres do Judiciário”. Comandou inspeção em 24 tribunais e determinou a abertura de 25 procedimentos contra magistrados, tendo afastado 16 deles do cargo, desempenho recorde no órgão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp