icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Gadelha destitui diretório e anuncia apoio ao PT

Presidente da Executiva Estadual do PSC destituiu Executiva Municipal e afirmou que o partido irá compor aliança com o PT em João Pessoa.

Publicado em 03/07/2012 às 6:00


O presidente da Executiva estadual do PSC, ex-senador Marcondes Gadelha, vai recorrer à Executiva Nacional do partido para reverter a decisão da Executiva municipal de João Pessoa, que colocou o médico Ítalo Kumamoto (PSC) de vice na chapa com o senador Cícero Lucena (PSDB), na disputa pela Prefeitura da capital. Em entrevista coletiva concedida ontem à imprensa, Gadelha disse que a Comissão Executiva Municipal do PSC-JP foi destituída por ter desrespeitado a hierarquia das instituições e que o partido passa a firmar aliança com o PT, de apoio à candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT).

Segundo o presidente Marcondes Gadelha, a decisão de apoiar o PT tem por base um acordo lavrado em ata, firmado entre PSC, PT e PP, que chegaram a um entendimento de que o partido da aliança que não tivesse candidatura própria apoiaria o que tivesse. “Mantivemos firmemente a candidatura de Ítalo Kumamoto, mesmo as pesquisas apontando baixa competitividade, porque era uma forma de divulgar a legenda, mas faltando 48 horas para as convenções, ele desiste”, disse Marcondes.

Com a desistência de Kumamoto, explicou Gadelha, havia três possibilidades de apoio – Cícero Lucena, Luciano Cartaxo ou José Maranhão (PMDB). “Consultei a Executiva estadual e a nacional e todas foram unânimes em orientar para coligação com o PT, mas a municipal insistiu com o PSDB e foi à convenção oferecer apoio a Cícero”, comentou.

Além do acordo entre os partidos, Marcondes Gadelha argumenta que uma resolução do diretório nacional do PSC determina que nos municípios com mais de 100 mil eleitores, que é o caso de João Pessoa, toda e qualquer proposta de candidatura ou coligação majoritária deverá obrigatoriamente ser previamente submetida à comissão especial criada para deliberar pela aprovação ou rejeição. “Dessa forma, qualquer ata paralela que for encaminhada à nacional será rejeitada. Não vamos admitir nenhuma decisão autocrática, que pelas leis são institutos hierarquizados. Cada instância deve subordinação àquela que é imediatamente superior e a Executiva municipal tem que respeitar as resoluções partidárias e a decisão da nacional”, disse.

Para garantir que o PSC apoie a candidatura de Cartaxo, Marcondes Gadelha disse que a Executiva estadual vai comunicar à direção nacional todos os dados da coligação e a Executiva nacional deverá baixar uma resolução homologando a ata que será preparada pelo partido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp