icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governador convoca Assembleia para apreciar pacote de medidas

Entre as matérias estão projetos de lei e as Medidas Provisórias publicadas pelo Executivo no Diário Oficial. A oficialização da convocação deve ser feita na próxima segunda-feira.

Publicado em 14/01/2011 às 8:43

Aline Lins
Do Jornal da Paraíba

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), convocou extraordinariamente os deputados estaduais, no período de recesso, para a partir das 9h30 da próxima terça-feira (18) participarem de sessões extraordinárias para votar um pacote de medidas do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Entre as matérias, projetos de lei e as Medidas Provisórias publicadas pelo Executivo no Diário Oficial, desde a posse do governador, segundo informou o secretário-chefe do Governo, Walter Aguiar. A convocação foi solicitada mediante ofício encaminhado pelo Executivo ao Legislativo, no final da tarde da última quarta-feira.

O ato de convocação extraordinária da Casa até ontem ainda aguardava a assinatura do presidente Ricardo Marcelo. A oficialização deverá ser feita através de ato publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) da próxima segunda-feira.

“Estamos recebendo essas matérias e o presidente vai assinar um ato convocando todos os deputados estaduais para a partir do dia 18 dar início ao período de convocação extraordinária da Casa”, informou o secretário legislativo da Assembleia, Félix Araújo Sobrinho.

De acordo com ele, a apreciação e votação das matérias objeto da convocação tem toda uma tramitação legislativa a percorrer na Casa de Epitácio Pessoa. Elas deverão constar no expediente da próxima terça e ser publicadas no DPL, depois do que serão distribuídas cópias aos deputados para começar a tramitar nas comissões da Casa, encerrando com a votação em plenário.

Dentre as Medidas Provisórias que foram publicadas no Diário Oficial e que integram o pacote de medidas do Governo, estão a que trata da redefinição das estruturas administrativas do Poder Executivo; a que cria o Programa Empreender-PB e a que suspende o reajuste dos subsídios dos agentes públicos do Executivo – governador, vice-governador e secretários de Estado –, além de outros projetos de lei que ainda possam aportar na Assembleia.

Sem custos

A convocação extraordinária dos deputados estaduais não implicará em despesa para a Assembleia Legislativa, pois uma emenda constitucional federal aboliu o pagamento dos chamados ‘jetons’ - pagamentos extras a parlamentares e servidores do Poder - durante esse tipo de convocação.“Tanto a Constituição Federal quanto a Estadual veda qualquer remuneração extra aos parlamentares em razão de convocação extraordinária”, disse Félix Araújo.

Formalmente, o período de convocação extraordinária só chegará ao fim com a votação de todos os projetos objetos da iniciativa do governador e acatados, institucionalmente, pelo presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp